Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Histórico
As Origens da ESMAL


Completou-se, em fevereiro de 1998, o primeiro decênio de atividades da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas - ESMAL.

Criada pela Lei Estadual nº 4.804, de 9 de setembro de 1986, trouxe por finalidade oportunizar meios à formação e ao treinamento de novos Juizes, bem assim a atualização e ao aperfeiçoamento intelectual e técnico de quantos já integrantes da Magistratura. Sua instituição, ao tempo em que atendeu a impositivo constitucional, acorreu a exemplo vitorioso exposto por diferentes países da Europa e das Américas, onde constante é a preocupação com a otimização das atividades de realização da Justiça, o que se enxerga não apenas passar pelo adequado aparelhamento do Poder Judiciário, mas antes e principalmente pelo permanente aprimoramento dos Membros da Magistratura.

Com efeito, já se via aprofundada, desde então, a convicção de que a atividade de presidir a distribuição da Justiça, na medida em que responsável pela solução dos conflitos intersubjetivos e portanto pela preservação da paz social, reclama daqueles que a exercem não apenas um singular preparo técnico-jurídico, mas também um sólido equilíbrio moral. Além disso, porém, exige do magistrado uma compreensão crítica do mundo em sua volta e uma consciência ampla das contingências convivencias, o que pressupõe formação cultural vasta e assentada.

Em sendo assim, indispensável assegure-se aos Magistrados uma preparação cuidosa e particularmente criteriosa, bem como o oferecimento de meios a uma atualização continuada e a um constante aperfeiçoamento, meta que cabe à escola judicial concretizar.

Daí, sem dúvida, o empenho do então Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Eraldo de Castro Vasconcelos, em estimular e promover a instalação da Escola da Magistratura do Estado de Alagoas - ESMAL, o que se concretizou no dia 26 de fevereiro de 1988, para o que não somente contou com o apoio de todos os seus pares, como de resto com o entusiasmo dos membros da magistratura de primeira instância.

O PRIMEIRO CURSO

O início das atividades da ESMAL marcou-se pela realização do seu Primeiro Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados, cuja aula inaugural foi proferida pelo então Presidente da Corte Alagoana de Justiça, Desembargador Eraldo de Castro Vasconcelos, o que aconteceu no dia 8 de abril de 1988.

O Curso teve duração de nove meses, sendo concluído no dia trinta de janeiro de 1989, quando de sessão solene realizada no Plenário do Tribunal de Justiça, presentes o Ministro Pedro da Rocha Accioly, do então Tribunal Federal de Recursos e o Presidente da Assembléia Legislativa Estadual, Deputado Francisco Melo, Magistrados, Membros do Ministério Público e outras autoridades.

Compuseram o Corpo Docente, além do próprio Presidente do Tribunal de Justiça, os Desembargadores Paulo de Albuquerque, Hélio Cabral e Gerson Omena, bem como os Professores Carlos Méro, Marcos Mello, Carlos Ramiro, Paulo Roberto de Oliveira Lima, Darcy Pitta e Fernando Lima Souza, este último mais tarde também Desembargador.

O Corpo Discente foi constituído por vinte e dois magistrados de primeira instância.

A HISTÓRIA VIVENCIADA

A ESMAL, desde a sua instalação, tem promovido diferentes e sucessivos cursos de formação, de atualização e de aperfeiçoamento de Magistrados, relevante, por outro lado, a sua participação com vistas à realização de eventos os mais variados, sempre comprometidos com a sua finalidade institucional.

De feito, desde então já realizou dois (2) Cursos de Formação, nove (9) Cursos de Atualização, dois (2) Cursos de Treinamento e três (3) Cursos de Aperfeiçoamento, todos vinculados ao conhecimento jurídico e dirigidos aos Magistrados.

Ademais, organizou e ministrou um Curso de Noções de Informática, destinado a Magistrados e a Servidores do Poder Judiciário, bem como dois Cursos de Aperfeiçoamento em Português e Linguagem Jurídica, estes direcionados aos membros da Magistratura de primeira instância.

Diversos foram também os Ciclos de Estudos que promoveu, isoladamente ou com a participação de outras instituições, destacando-se:

1.Ciclo de Estudos Judiciários - destinado a recém-ingressos na Magistratura;
2.Ciclo de Estudos Sobre o Papel dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais - realizado com a coordenação e a orientação do Desembargador José Fernando Lima Souza;
3.Ciclo de Palestras Sobre o Papel do FUNJURIS, como Instrumento de Modernização do Poder Judiciário Alagoano - destinado a Magistrados e Serventuários da Justiça;

Marcantes, por outro lado:

1.Curso de Atualização em Direito da Criança e do Adolescente, realizado com a co-participação da UNICEF, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Instituto Ayrton Senna, bem como da Associação dos Magistrados e da Associação do Ministério Público, ambas do Estado de Alagoas;

2.Curso de Especialização em Direito Processual, a nível de pós-graduação, lato sensu, com a co-participação da Universidade Federal de Alagoas - Centro de Ciências Jurídicas;

3.Forum Brasileiro de Direito Civil, cumprido em regime de colaboração com a Associação dos Magistrados de Alagoas - AMAL;

4.Iº Encontro Estadual Sobre Registros Imobiliários, realizado com a participação Colégio Notarial do Estado de Alagoas.

5.Iº Simpósio de Direito Processual, realizado com a participação do Centro Aplicado do Direito - CAD.

6.Forum Nacional de Direito Processual Civil - realizado com a co-participação da Escola Nacional da Magistratura e do Centro Aplicado do Direito - CAD;

7.Iº Encontro Interestadual de Direito Processual - Alagoas/Sergipe, realizado na cidade de Piranhas - Xingó;

8.Iº Encontro Regional de Prevenção e Repressão à Criminalidade - realizado, na cidade Porto Calvo, com a participação da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

9.Participação efetiva, por outro lado, tem tido a ESMAL quanto à capacitação de Estagiários, acadêmicos da Universidade Federal de Alagoas e do Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC, tendo já realizado quatro cursos com tal finalidade.

A par de tais realizações, inúmeras foram as palestras e inúmeros os seminários promovidos pela ESMAL, para o que sempre contou a instituição com a participação de ilustres magistrados e professores de Direito, a saber os Ministros Sálvio de Figueiredo Teixeira, Athos Gusmão Carneiro, José Carlos Moreira Alves, Vicente Cernicchiaro, Humberto Gomes de Barros e Pedro Accioly, os Desembargadores José Carlos Barbosa Moreira, Chistovam Daiello Moreira, Fátima Nancy Andrighi e Minervino Dias, os Juízes de Direito Luiz Flávio Gomes, Doraci Lamar e os Professores Paulo Neves de Carvalho, Weber Martins Baptista, Nagib Slaibi Filho, James Tubenchlak, Ada Pellegrini Grinover, Nabor Areias Bulhões, Marcos Bernardes de Mello, Paulo Roberto de Oliveira Lima e Ovídio A. Baptista da Silva.

Não se pode esquecer, finalmente, o concurso da Escola com vistas à publicação de diferentes textos normativos, anotados ou não, e trabalhos jurídicos, incluindo:

1.Rotina Básica de Ação Ordinária - Professor Paulo Roberto de Oliveira Lima, SERGASA, 1991;
2.Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, Gráfica Editora Gazeta de Alagoas, 1996;
3.Regimentos Internos Consolidados ( Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, Conselho Estadual da Magistratura e Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas - ESMAL ), Gráfica Editora Gazeta de Alagoas, 1997;
4.Organização Judiciária de Alagoas - Professor Carlos Méro, com notas remissivas do Dr. Antônio Carlos Barros Lima, Editora GRAFITEX, 1998;
5.Execução Civil - Singular e Coletiva - Professor José Ysnaldo Alves Paulo, Editora Scortecci ( No prelo );
6.A mais recente promoção da ESMAL foi o Curso de Aperfeiçoamento em Direito Processual Civil, orientado e ministrado pelo Professor Ovídio A . Baptista da Silva, festejado processualista e autor de diversas obras de particular relevância.



Destaques Esmal





Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.