Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Esmal - 17/08/2026 - 09:08:29
Procedimentos cartorários em matéria de violência doméstica serão tema de curso na Esmal
Formação é voltada para os servidores que atuam nos cartórios das unidades judiciárias e será realizada nos dias 3 e 4 de setembro

Inscrições para curso seguem abertas até o dia 31 de agosto. Inscrições para curso seguem abertas até o dia 31 de agosto. Arte: Ascom/Esmal

A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) abre, nesta segunda-feira (17), as inscrições para o curso “Procedimentos cartorários no plantão criminal em matéria de violência doméstica”. O treinamento acontece na Faculdade Cesmac do Agreste, em Arapiraca, no dia 3 de setembro, e na sede da Esmal, em Maceió, no dia 4. Nos dois dias, o evento acontece das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A diretora de Secretaria no 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital, Samara Carina Albuquerque França, será a docente responsável por ministrar o curso.

Inscrição e número de vagas

As inscrições seguem abertas até o dia 31 de agosto e devem ser feitas por meio do Sistema de Eventos da Esmal.

Ao todo, serão ofertadas 70 vagas para a turma de Arapiraca e outras 70 para a de Maceió. Elas são exclusivas para os servidores que atuam nos cartórios das unidades judiciárias.

Conteúdo

Durante a formação, serão abordados assuntos como as atualizações sobre a Lei Maria da Penha e o trâmite processual, roteiro para cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência, cadastramento no Banco Nacional de Medidas Protetivas de Urgência (BNMPU) e no Banco Nacional de Monitoramento das Prisões (BNMP) e o fluxo cartório após o encerramento do plantão.

Pode-se obter mais informações no Edital do treinamento ou entrando em contato com a Coordenação de Cursos para Servidores, pelo número (82) 2126-5362 ou do e-mail ccsesmal@tjal.jus.br.

Artur Henrique - Ascom/Esmal

imprensa@tjal.jus.br


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.