A Escola Superior da Magistratura de Alagoas realiza, nesta quinta-feira (27), o curso Tecnologia e Produtividade nas Diligências, voltado exclusivamente a servidores que exercem o cargo de oficial de justiça avaliador. A formação é ministrada pelo oficial de justiça do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e coordenador do Núcleo de Inteligência dos Oficiais de Justiça (NIOJ), Mauro Faião.
O docente explicou que este treinamento tem um caráter prático e foi pensado para fornecer ferramentas para tornar o trabalho das diligências ainda mais dinâmico.
O curso é voltado ao uso da tecnologia vinculado às diligências. Apresentamos ferramentas eletrônicas, formas de comunicação por aplicativo de mensagem, uso de mapas digitais, além de mecanismos existentes dentro de aplicativos como Google Maps, por exemplo, para compartilhamento de informações, planilhas colaborativas e gestão de endereços e dados que podem auxiliar também na localização das pessoas, ressaltou Mauro Faião.
Mauro enfatizou, ainda, que o conteúdo programático engloba os dois métodos de representação de informações: o analógico e o digital, sem que nenhum exclua a participação do outro.
O uso da tecnologia às vezes pode ser algo muito desafiador para algumas pessoas e hoje nós temos diversos aparatos que podem auxiliar no trabalho. Estamos mostrando equipamentos de informática que tornam o trabalho mais célere. A gente pega uma parte do nosso trabalho que é analógica, junta com opções tecnológicas, fazemos uma mesclagem e aplicamos na prática, pontuou.
Participante da formação, a oficiala de justiça Stella Abreu, da Central de Mandados, avaliou positivamente a iniciativa, pois está tendo contato com diferentes instrumentos de trabalho que ela não conhecia.
Essas ferramentas são fundamentais para tornar o trabalho do oficial de justiça mais efetivo. O professor falou do Zeo, que é um aplicativo voltado para entregadores, mas que também se aplica à realidade do oficial de justiça. Com ele conseguimos otimizar rotas e ganhar tempo. Também conheci funcionalidades do Maps, como localização em tempo real e até mesmo medição de áreas de terrenos. Tudo isso gera ganhos tanto para nós quanto para para os juízes que vão analisar os casos posteriormente, exemplificou.
Em Arapiraca, as aulas para servidores do interior acontecerão nesta sexta-feira (28), na Faculdade Cesmac do Agreste.
Filipe Norberto - Ascom/Esmal