Nesta quinta-feira (2), 200 alunos vindos de escolas públicas estaduais participaram de aulão de Língua Portuguesa, promovido pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), no Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). A atividade foi direcionada aos estudantes do 3º ano médio, que em breve realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O encontro foi conduzido pelo professor Eduardo Sampaio, mestre em Letras e Linguística, que apresentou aos estudantes dicas práticas sobre os conteúdos mais cobrados na prova de Linguagens, detalhou a estrutura exigida pela redação do Enem e compartilhou estratégias de fortalecimento da argumentação. Ele destacou a importância de se ter clareza na exposição de idéias, da organização dos argumentos e do uso adequado de recursos de coesão.
Alunos tiveram oportunidade revisitar tópicos essenciais para as provas do 1º dia do Enem; Linguagens e Redação. Foto: cortesia PCJE.
A ação é resultado da parceria do Poder Judiciário de Alagoas, que atua por meio do PCJE na promoção de atividades de integração com a comunidade escolar, incentivando o acesso à uma gama de conhecimentos fundamentais para a formação acadêmica e cidadã dos jovens.
Participaram do aulão as escolas estaduais parceiras do PCJE: Anaías de Lima; Edson Bernardes; Princesa Isabel e Silveira Camerino.
Filipe Norberto Ascom/ Esmal