Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Mulher - 29/09/2025 - 01:09:34 -
Casa da Mulher Alagoana: PC/AL reforça relevância de serviços ofertados
Casa recebeu visita de comissão de delegados nesta segunda (29); local promove atendimento humanizado às vítimas de violência

Comissão foi recepcionada pela coordenadora da Casa, Paula Lopes. Comissão foi recepcionada pela coordenadora da Casa, Paula Lopes. Thássia Leite

Uma comissão de cerca de dez delegados da Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) conheceu, nesta segunda (29), a Casa da Mulher Alagoana do Poder Judiciário. O local centraliza órgãos, dentre eles a Delegacia especializada para o registro de Boletins de Ocorrência (BO), oferecendo um atendimento ágil e humanizado às vítimas de violência doméstica.

Localizada no Centro de Maceió, a casa funciona em regime de 24h, todos os dias da semana, e reúne ainda o 1º e o 2º Juizados da Mulher, Defensoria Pública, Ministério Público, atendimento psicossocial diário e abrigo temporário para mães e filhos menores.

Parceria

A coordenadora da Casa da Mulher Alagoana, Paula Lopes, destacou a importância da parceria institucional entre Judiciário e as forças de segurança pública.

“A Polícia Civil é uma parceira fundamental, tanto no registro de Boletins de Ocorrência, quanto nos registros de descumprimentos de medidas protetivas. É uma porta de entrada muito importante e para nós apresentar a Casa é uma honra e reafirmar nosso compromisso com a proteção das mulheres”, disse a coordenadora.

Comitiva de delegados foi recebida pela juíza Eliana Acioly e pela diretora da Casa da Mulher, Paula Lopes.

O delegado-geral da PC/AL, Gustavo Xavier, ressaltou a relevância da iniciativa e a atuação da Polícia Civil na aplicação da lei e na proteção das mulheres.

“A Casa da Mulher é um equipamento essencial para o nosso Estado. Muitas vezes, a vítima nos procura primeiro para registrar o BO, e a partir daí iniciamos um atendimento técnico especializado, sempre com o objetivo de proteger e acolher mulheres vítimas de qualquer tipo de violência”, explicou Xavier.

A juíza Eliana Machado, coordenadora da Mulher do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), também acompanhou a visita da PC/AL. Foi discutida ainda a futura lotação de delegadas na Casa da Mulher e a criação de plantões específicos, na capital e no interior, para fortalecer o acolhimento e a proteção das vítimas.

“Essa parceria com a Casa da Mulher e o Judiciário é digna de respeito, porque ela vai estar sempre protegendo os bens jurídicos, principalmente as vidas dessas mulheres”, afirmou.

Casa conta com abrigo temporário para mulheres vítimas de violência e seus filhos. Foto: Caio Loureiro.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL

imprensa@tjal.jus.br


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.