A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) promoverá o curso Depoimento especial de crianças e adolescentes, voltado para juízes e componentes de equipes multidisciplinares do Poder Judiciário de Alagoas. Ao todo serão disponibilizadas 65 vagas: 40 para magistrados e 25 para os membros das equipes. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo Sistema de Eventos até o dia 11 de julho.
A capacitação acontecerá nos dias 17 e 18 de julho, na sede da Esmal, localizada na Rua Cônego Machado, 1061, Farol. As aulas ocorrerão das 8h às 12h e das 14h às 18h.
O objetivo do treinamento é habilitar os participantes para conduzir depoimentos de crianças e adolescentes que passaram por situações de violência com o intuito de protegê-los de possível revitimização. O conteúdo programático inclui os fundamentos da Lei da Escuta Protegida, aplicações do Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense e o debate interdisciplinar sobre a escuta especializada de menores de idade.
A docente responsável por ministrar as aulas será a psicóloga Ruthe Wanessa Oliveira, lotada na 14ª vara criminal da capital do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). Ela também atua na Rede Socioassistencial Municipal, com atividades na Casa Abrigo de Maceió.
Para mais informações, confira o edital.
Filipe Norberto Ascom/Esmal