O juiz Claudemiro Avelino ministrou, na última sexta (30), uma palestra durante a III Semana da Memória do Poder Judiciário Rondoniense, em Porto Velho. O magistrado abordou o tema Como os Centros Culturais podem contribuir para a comunidade e a memória do Judiciário.
Na oportunidade, o juiz Claudemiro explicou a importância do museu do Judiciário para a promoção da cultura e da criatividade. Ele ressaltou que a experiência de conhecer esses centros culturais ensina, emociona e inspira.
É um espaço que fomenta educação, cultura e pesquisa, além de se tratar de um lugar de acessibilidade e inclusão, que fomenta a diversidade e desperta a interação entre o Judiciário e a sociedade, acrescentou o magistrado.
O evento aconteceu durante os dias 27 a 30 de maio, promovido pelo Centro Cultural de Documentação Histórica e Memória do Poder Judiciário de Rondônia (CCDHM).
A programação do evento teve como objetivo homenagear a trajetória da Justiça na região, reforçando o compromisso com a preservação da memória institucional e a valorização do patrimônio histórico e cultural.
Temáticas como Importância dos Centros de Documentação e de Memórias e Inovação na Gestão de Memória: Descrição Arquivística e Plataformas de Difusão Digital foram discutidas seguindo a programação.
Carol Neves - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br