Servidores das varas da Infância e da Juventude participam, nesta sexta-feira (30), de curso prático sobre o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), com foco no novo módulo Pretendentes. A capacitação ocorre na sede da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), em Maceió. Na quinta-feira (29), foi a vez da turma de Arapiraca receber a formação.
O curso é ministrado por José Hamilton Ramos de Azevedo, secretário-executivo da Coordenadoria da Infância e da Juventude e administrador regional do SNA. Segundo ele, a iniciativa está alinhada às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o aperfeiçoamento contínuo dos servidores que atuam na área.Coordenação de Cursos para Servidores levou a capacitação para Arapiraca. Foto cedida.
O módulo Pretendentes apresenta um layout diferente dos demais, como os cadastros de crianças, abrigos e acolhimentos. Por isso, surgiu a necessidade de reunir os servidores, para que conheçam essa nova funcionalidade e também passem por uma reciclagem dos processos já existentes, explicou o especialista.
Para o servidor Ian Marinho, da Vara Única de Paripueira, a capacitação contribui diretamente para a qualidade dos serviços prestados. As demandas em uma vara única são muitas e, sem esse tipo de formação, é difícil oferecer um serviço de qualidade. Lidamos com diversos sistemas, então cursos específicos como este são fundamentais, destacou.
O conteúdo aprendido é compartilhado entre os colegas, segundo Ian, como forma de fortalecer o trabalho em equipe e promover o aprimoramento coletivo das unidades.
Filipe Norberto Ascom/Esmal