Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Adoção - 23/05/2025 - 11:05:28 -
Judiciário capacita famílias para adoção durante encontro no Maceió Shopping
Curso é uma das etapas obrigatórias para a habilitação de famílias; encontro termina nesta sexta (23)

Renata e Jorge estão no processo de adoção e passam por capacitação. Renata e Jorge estão no processo de adoção e passam por capacitação. Carol Neves

“Minha esperança é que eu possa dar oportunidade a uma criança, assim como eu tive”, afirma Renata Oliveira, uma das pretendentes à adoção que participou de curso durante o 14º Encontro Estadual de Adoção, nesta sexta (23). O evento ocorre no Maceió Shopping e é promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).

Renata e seu marido, Jorge Laurindo, contam que a vontade de adotar existe há quatro anos e que agora estão encorajados a participar do processo de adoção. Ela explica que também foi adotada e que o desejo do casal é ter a chance de proporcionar uma vida melhor para outras crianças. 

“Adoção é amor. Eu sou muito grata por ter sido adotada e quero fazer isso na vida de outra criança também. Estamos muito felizes com a nossa decisão, porque a criança é uma luz na vida da família”, disse.

O 14º Encontro de Adoção promove preparação jurídica e psicossocial para pretendentes à adoção. O evento é organizado pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CEIJ) do TJAL e pela 28ª Vara Cível da Capital, com apoio da Diretoria de Comunicação do Tribunal.

Priscilla Azevedo é assistente social da 28ª Vara e participa da capacitação. Foto: Caio Loureiro.

Preparação

A assistente social da 28ª Vara, Priscilla Azevedo, explicou que o curso faz parte de uma das etapas do processo de habilitação de famílias e tem a proposta de orientar os pretendentes para que reflitam sobre questões referentes à adoção.

“Tratamos sobre o processo de adoção em si, as etapas desse processo, o estado de convivência, o apadrinhamento, o Sistema Nacional de Adoção, a busca ativa, entre outras questões importantes para a reflexão dos pretendentes”, apontou Priscilla.

A psicóloga do Lar Batista, Denise Marques, foi uma das palestrantes da capacitação e esclareceu que as dúvidas mais frequentes são relacionadas aos mitos em torno da adoção. Um deles é referente à idade da criança adotada.

“Muitas vezes as pessoas só querem adotar bebês, porque acham que vai ser mais fácil de educar, mas na verdade é muito mais tranquilo ensinar uma criança que é mais consciente e participa da escolha durante a adoção”, ressaltou a psicóloga.

Denise destaca que o apadrinhamento é o processo ideal para que os pretendentes se abram ao contato com crianças mais velhas e aconselha as famílias.

“A palavra chave é se permitir. Os pais também precisam se preparar para o momento da adoção e isso começa com a desconstrução do filho idealizado para o filho real”, finalizou Denise.

Programação

O evento segue à tarde com palestras sobre questões étnico-sociais, desenvolvimento das crianças e passo a passo da adoção.


Carol Neves - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br 


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.