Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Combate ao assédio - 08/05/2025 - 12:05:19 -
Roda de conversa no TJAL discute saúde mental no ambiente de trabalho
Iniciativa fez parte da programação da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação promovida pelo TJAL, TRE e TRT

Bate-papo sobre combate ao assédio aconteceu no TJAL, nesta quinta (8). Bate-papo sobre combate ao assédio aconteceu no TJAL, nesta quinta (8). Carol Neves

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) promoveu, nesta quinta (8), uma roda de conversa para servidores e magistrados sobre saúde mental. A iniciativa fez parte da programação da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação.

A ação é promovida pelo TJAL, juntamente com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

De acordo com a servidora Andréa Santa Rosa, mediadora da roda de conversa, o objetivo foi debater sobre os impactos do assédio e da discriminação na saúde dos servidores.

“A ideia é que seja algo mais informal para que as pessoas possam tirar dúvidas e ficar mais à vontade para estabelecer esse diálogo. A gente pretende, com essa união, intensificar as ações para enfrentar e prevenir o assedio e a discriminação”, pontuou.

Durante o bate-papo, o diretor-adjunto do Setor Médico do TJAL, Georges Basile, falou que o diálogo entre instituição e funcionários é ideal para promover um ambiente saudável, destacando que ainda são poucas as pessoas que denunciam casos de assédio.

“É difícil ter desfechos sem ter relatos”, ressaltou o médico, esclarecendo a necessidade de promover debates voltados à temática para que os colaboradores se sintam à vontade para se expressar.

A psicóloga do TRT, Camila Moter, afirmou que muitos problemas de saúde podem decorrer de situações de assédio, como transtornos ansiosos, fobia social, transtorno do pânico e depressão, além de sintomas físicos, como os gastrointestinais.

“Eu costumo dizer que o silêncio é o alimento do assédio. Então, quando a gente fala, pode romper esse ciclo e criar espaços para ter uma cultura de escuta, onde as pessoas possam sentir confiança para falar”, destacou a psicóloga.

A Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação acontece até amanhã (9) com um curso de comunicação não violenta no TRE.


Carol Neves - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.