A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) abre, nesta quarta-feira (23), as inscrições para o curso de formação de facilitadores de grupos reflexivos para homens autores de violência doméstica. São 80 vagas destinadas a integrantes das equipes multidisciplinares do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e de instituições parceiras. Os interessados podem se inscrever, até 6 de maio, pelo Sistema de Eventos da Esmal.
O curso será realizado presencialmente na sede da Esmal, nos dias 8 e 9 de maio, nos turnos da manhã (8h às 12h) e da tarde (14h às 18h). A capacitação também é aberta a profissionais de equipes multidisciplinares dos municípios, ONGs, sistema prisional e demais órgãos públicos que desenvolvem ou pretendem desenvolver esse tipo de abordagem.
A formação tem como objetivo contribuir para a redução dos índices de violência contra a mulher, a partir da organização e execução de Grupos Reflexivos para Homens Autores de Violência Doméstica e Familiar (GRHAV). A proposta é promover a responsabilização e a mudança de comportamento dos agressores como estratégia de enfrentamento ao problema.
Docentes
Bruna Keli Lima Diniz Graduada em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), especialista em Psicologia Jurídica e em Educação em Direitos Humanos e Diversidade, e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Atualmente, integra a equipe técnica da Casa da Mulher Alagoana TJAL e desenvolve trabalhos que articulam o Sistema de Justiça e as políticas públicas.
Karla Deysiane Machado Alvarenga Psicóloga formada pela PUC-MG e pós-graduada em Sistema de Proteção Social. Tem ampla experiência em violência doméstica, com atuação na Defensoria Pública de Minas Gerais e pesquisa sobre o tema. Foi diretora da Proteção Social Especial em Itabira-MG, onde implantou o Centro de Referência Especializado no Atendimento à Mulher (Cream). Atuou por 14 anos como psicóloga social na Secretaria de Assistência Social de Itabira. Atualmente, é psicóloga da Coordenadoria Estadual da Mulher no TJAL.
Para mais informações, acesse o edital aqui.
Filipe Norberto - Ascom/Esmal