O Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) promoveu, nesta sexta-feira (28), um bate-papo com o tema Mulheres em movimento: a evolução dos direitos das mulheres no Brasil. O evento, realizado no Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), reuniu cerca de 250 estudantes de escolas públicas e teve como palestrante Andrea Santa Rosa, servidora do TJAL.
Dessa vez, pensamos em trazer outra visão, abordando a conquista desses direitos, como eles surgiram e como ainda há lutas a serem travadas, explicou Andrea.
Durante o bate-papo, a palestrante apresentou dados que evidenciam desigualdades de gênero e percorreu marcos históricos importantes, desde a Revolução Francesa até a Constituição de 1988.
Entre os tópicos abordados, destacou a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, a Carta da ONU e tratados internacionais que garantem a igualdade de gênero. Ela também falou sobre as conquistas obtidas na Assembleia Nacional Constituinte, resultado do movimento feminista conhecido como "lobby do batom".
Estudantes em perspectiva
Para Márcia Justino, professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Edson Bernardes, o evento foi essencial para estimular a reflexão entre os jovens.
"Vivemos em um mundo muito machista, e muitos alunos trazem essa mentalidade para a escola. Então, discutir os direitos das mulheres é fundamental para que todos compreendam a importância de tratar a mulher com respeito e dignidade", afirmou.
Maria Eduarda acredita que o bate-papo foi importante não só para as meninas, mas também para os meninos. Foto: Kenny Lucas (Ascom/Esmal)
A estudante Maria Eduarda de Oliveira Novais, de 15 anos, destacou a relevância das informações apresentadas, não apenas para as meninas, mas também para os meninos.
"Muitas vezes, por brincadeira, eles fazem comentários que reforçam preconceitos. Também gostei de conhecer a história das mulheres que lutaram pelos nossos direitos, pois isso muda nossa forma de pensar", refletiu a jovem.
O evento encerrou as atividades do Mês da Mulher no âmbito do PCJE, promovendo um bate-papo entre Andrea e os alunos ao final da palestra, incentivando a reflexão crítica sobre igualdade de gênero e respeito às mulheres.
Participaram do evento estudantes das escolas estaduais Edmilson Pontes e Edson Bernardes, além da Escola Municipal Haroldo da Costa.
Kenny Lucas Ascom/Esmal