A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) abrirá, no dia 26 de março, as pré-inscrições para o Curso de Formação em Justiça Restaurativa. O objetivo do curso é formar profissionais capacitados para atuarem com a metodologia dos círculos restaurativos nas mais variadas situações.
As pré-inscrições para o público externo estarão abertas a partir das 15h do dia 26 de março até o dia 7 de abril, exclusivamente pelo Sistema de Eventos da Esmal. O valor da inscrição é de R$ 2.500,00, que podem ser parcelados em até cinco vezes.
Serão oferecidas 25 vagas, sendo 20 destinadas a servidores indicados pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e 5 vagas para o público externo pagante. Servidores indicados pelo Nupemec terão isenção da taxa.
Cronograma
O curso será dividido em duas partes e será realizado de forma presencial, no Centro Universitário de Maceió (Unima), Bloco de Direito, localizado na Av. Comendador Gustavo Paiva, nº 5017, Cruz das Almas, Maceió.
Parte Teórica -
Maio: dias 8, 9, 21 e 22, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
Parte Prática -
Maio: dia 30, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
Junho: dias 4, 5, 10 e 11 no mesmo horário.
Corpo docente
O curso será ministrado por especialistas em Justiça Restaurativa:
Juliana Batistela: Juíza de Direito do TJAL, mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes (Unit/SE), membro da Diretoria do Fórum Nacional de Juízes de Família e mediadora humanista formada pelo Centre de Médiation et de Formation à la Médiation de Paris.
Moacyra Verônica Cavalcante Rocha Guañabens: Servidora do TJAL, mestra em Direitos Humanos pela Unit/SE, instrutora em Mediação e Conciliação Judicial, com especialização em Relações Humanas e Competências Interpessoais pela Dale Carnegie Training Institute e em Negociação e Liderança pela Harvard Business.
Renalva da Silva Santos: Assistente social, mediadora e conciliadora judicial do TJAL, pós-graduada em Gestão de Pessoas.
Ylana Carolina Marques Jobim: Advogada, pós-graduada em Direito Processual Civil, mediadora, conciliadora e facilitadora de Justiça Restaurativa no TJAL.
Avaliação e certificação
A capacitação contará com aulas expositivas dialogadas, apresentação de slides, vivências, simulações e estudos de caso. Haverá uma mesa redonda ao final para promover debate entre os participantes.
Para obter o certificado, será exigida 100% de frequência salvo justificativa aceita pelo Conselho Técnico Pedagógico da Esmal e participação nas atividades práticas e na mesa redonda final. Por fim, os alunos serão avaliados por meio de debates e atividades práticas.
Mais informações podem ser obtidas com a Coordenação de Cursos para Servidores da Esmal pelo telefone (82) 2126-5353.
Kenny Lucas - Ascom/Esmal