A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) abre, nesta terça-feira (25), inscrições para seleção de avaliadores da Revista da Esmal. O processo seletivo visa credenciar revisores ad hoc qualificados na área do Direito com experiência na avaliação de produções acadêmicas para compor o corpo de parceiros da publicação.
Os selecionados serão remunerados pelos textos avaliados, conforme Portaria nº 03/2018, de 5 de julho de 2018, da Esmal, que dispõe sobre os pagamentos de horas-aula.
Magistrados e servidores que atuarem como avaliadores receberão pontuação extra de meio ponto (0,5) ponto no Juízo Proativo.
Os candidatos que desejarem participar da seleção devem: possuir o título de mestre e/ou doutor na área do Direito; ter cadastro na plataforma Lattes, ter produção acadêmica na área jurídica e não possuir conflito de interesses com autores dos artigos avaliados. O diploma de mestrado e/ou doutorado e o currículo Lattes precisam ser anexados no momento da inscrição.
O prazo segue até o dia 25 de abril, e o cadastro pode ser feito clicando aqui.
Atribuições
Os avaliadores que forem aprovados na seleção ficarão responsáveis pela análise de artigos da revista e emissão de pareceres técnicos, respeitando o método de avaliação às cegas e a confidencialidade e imparcialidade, que estão atribuídas a suas funções. Além disso, eles verificarão evidências de plágio e uso indevido de Inteligência Artificial Generativa (IAG) nas produções.
A juíza coordenadora de Pesquisa e Produção Científica da Esmal, Juliana Batistela, destacou a nova abordagem de avaliação da Revista em relação aos processos de avaliação dos artigos como um incentivo a valorização da produção científica dentro do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
Essa seleção oportunizará a presença de cientistas jurídicos como avaliadores. Também favorece a participação de servidores e magistrados que podem ser selecionados, pontuando com suas unidades no Juízo Proativo. Além disso, a Esmal passará a remunerar os avaliadores, disse.
Confira aqui o edital com todas as regras publicado no Diário de Justiça Eletrônico.
Filipe Norberto - Ascom/Esmal