Eu pedi ou um kit de cozinha ou uma bicicleta ou um carrinho de controle remoto. Eu quero voltar de novo ano que vem para essa festa tão linda. Foi dessa maneira que Anthony Gabriel, de seis anos, traduziu a magia de ser uma das 173 crianças presenteadas pela 14ª edição da campanha Natal Solidário do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). A celebração aconteceu no Plenário do TJAL, nesta sexta-feira (6), com a presença do presidente Fernando Tourinho, juízes e servidores que colaboraram com a festa.
Desenvolvido pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), desde 2010, o Natal Solidário deste ano teve como tema Natal é amor: seja você presente. Alunos com idades de 6 a 11 anos das escolas públicas Jersen Costa, da rede estadual, e João Sampaio, da rede municipal, foram contemplados com os presentes doados por servidores e magistrados, que aderiram à campanha e se tornaram Papais e Mamães Noel para essas crianças.Crianças e adultos ficaram encantados com a celebração. Foto: Adeildo Lobo (Dicom/TJAL)
Para o desembargador Fernando Tourinho, presidente do TJAL, a alegria das crianças contagia e faz a diferença no desenvolvimento das atividades do Natal Solidário.
A gente pode presenciar o clima de encantamento destas crianças. Estou muito feliz e acho que o Judiciário está cumprindo o seu papel de tentar se aproximar mais da sociedade civil através do PCJE, programa do qual eu sou entusiasta, declarou.
A juíza Carolina Valões ,que coordena o PCJE, definiu a realização do evento como a data mais esperada do ano. Ela considera que é o fechamento do ciclo anual de atividades do programa.Papai e Mamãe Noel entregaram os presentes doados por servidores e magistrados do TJAL. Foto: Adeildo Lobo (Dicom/TJAL)
Essa iniciativa é viabilizada pelo esforço coletivo da Presidência do TJAL, que abraçou a campanha, e também de diversas pessoas: desembargadores, juízes e servidores do Judiciário alagoano. Aproveito para agradecer a todas as pessoas que fazem o PCJE acontecer, especialmente às servidoras Ana Valéria, Luzia, Ceça, Leyde, Cleide e Jeanne. Por meio do trabalho e do voluntariado de cada uma delas, a festa de hoje tornou-se uma realidade, destacou.
A magistrada acredita que este Natal ficará gravado na memória das crianças por muito tempo". "A emoção que elas vivenciam aqui é tão forte que, para muitas, este será o Natal mais especial de suas vidas, declarou.
Celebração
Maria Luísa Vieira Borges, professora da Escola Estadual Jarsen Costa, contou que ficou muito emocionada de participar pela primeira vez do Natal Solidário.
Estou encantada, é muito comovente ver a felicidade no rostinho de cada um. Com a preparação que nós estávamos fazendo em sala de aula, as crianças já estavam ansiosas para participar deste momento que expressa tão bem o simbolismo da data, ressaltou.
Ana Eloísa Silveira, de seis anos e estudante da Escola Estadual Jersen Costa, ficou muito feliz de ter recebido o presente que pediu. O Natal é muito bom, gostei muito da festa. E queria que meu irmão de quatro aninhos estivesse aqui também, disse.
Atrações especiais
Tornando o momento ainda mais especial, as crianças conheceram o Papai Noel e tiraram fotos individuais com ele. Na cerimônia, personagens do mundo da Disney transportaram os pequenos para a terra da imaginação e da fantasia. Em seguida, os tão esperados presentes foram entregues. Depois, os estudantes aproveitaram a tarde no estacionamento do TJAL, onde foram montados brinquedos infláveis e e distribuídas guloseimas.Crianças tiveram tarde de lazer, com brincadeiras e guloseimas. Foto: Adeildo Lobo (Dicom/TJAL)
Autoridades
O Natal Solidário contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o corregedor-geral, desembargador Domingos de Araújo. Os desembargadores Ivan Brito e Paulo Zacarias também participaram, assim como o juiz convocado Alberto Jorge Correia, coordenador-geral de cursos da Esmal.
Além deles, o magistrado André Gêda, vice-presidente da Associação de Magistrados Alagoanos (Almagis), o secretário do Gabinete Civil da Prefeitura de Maceió, Felipe Lins, a subsecretária de Educação de Maceió, Marina Toledo, e as secretárias executivas da Secretaria de Educação do Estado, Samara Suruagy e Sandra Vitorino, prestigiaram o evento.
Carolina Amancio e Filipe Norberto - Ascom/Esmal