Integrantes da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do TJAL, estiveram reunidos nesta semana com a equipe técnica do Serviço de Família Acolhedora do município de Maceió. A prefeitura está selecionando famílias para dar início ao programa na capital.
As famílias interessadas devem preencher o formulário, que também está disponível no site da Prefeitura de Maceió, na página da Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar de Maceió (Semdes), no link do Serviço Família Acolhedora.
Durante o encontro, foram debatidas as etapas da implementação do serviço, que envolve Poder Executivo, Ministério Público Estadual, Poder Judiciário e sociedade civil, visando oferecer condições essenciais para o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Seleção de famílias
O programa é destinado a para famílias que residem em Maceió há, pelo menos, dois anos, com idoneidade moral, boas condições de saúde física e mental, e que não apresentem problemas psiquiátricos ou de dependência de drogas lícitas ou ilícitas.
Diferente da adoção, o acolhimento é temporário, podendo ocorrer por até 18 meses. A criança ou adolescente, que deve possuir de 0 a 18 anos, é acolhido até que ele possa ser reintegrado à família de origem ou encaminhado para a adoção.
Além disso, é necessário que ao menos um de seus acolhedores seja maior de 21 anos, sem restrição de gênero ou estado civil, com disponibilidade para participar do processo de habilitação e das atividades propostas pelo serviço.
Para mais informações, o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora está funcionando, na Sala 104 do Empresarial Norcon, localizado na Av. Comendador Gustavo Paiva, nº 2789, Mangabeiras, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O e-mail familiaacolhedoramaceio@gmail.com também está disponível para mais informações.
Lucas Melo - Dicom TJAL