O Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), promoverá uma sessão de cinema para 140 estudantes de escolas públicas no Cine Arte Pajuçara, na próxima segunda-feira (18). A ação é organizada em parceria com a Comissão de Equidade Racial da Coordenadoria de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
Na ocasião, será exibido o filme Doutor Gama, que retrata a trajetória do advogado e abolicionista Luiz Gama, figura histórica da luta pela liberdade no Brasil. Após a sessão, o juiz Vinicius Augusto, gestor local do Pacto pela Equidade Racial do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dialogará com os estudantes sobre o legado de Gama e os desafios da equidade racial.
Participam da atividade alunos da Escola Estadual Professor Mário Broad e da Escola Municipal Pompeu Sarmento, que, por meio dessa experiência cultural, terão a oportunidade de refletir sobre o papel histórico de Luiz Gama (18301882), um advogado negro autodidata e abolicionista que libertou centenas de pessoas escravizadas no Brasil.
Filipe Norberto Ascom/Esmal