Nesta quarta-feira (12), quase 300 estudantes das escolas municipais Silvestre Péricles e Pompeu Sarmento, e das escolas estaduais Edson Bernardes e Edmilson Pontes, participaram de uma palestra com o tema Estatuto da Criança e do Adolescente Prevenção e combate ao trabalho infantil, proferida pela juíza da comarca de Murici, Paula Brito. A ação, realizada no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, foi promovida pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) e ocorreu no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esmal).
Na ocasião, a palestrante enfatizou o respeito às regras comunitárias. No que diz respeito ao trabalho infantil, o adolescente e a criança têm o direito de não serem submetidos ao trabalho nas condições vedadas pela lei. O conhecimento de todo esse rol de direitos e deveres é o que salva muitos adolescentes e muitas crianças de sofrerem violações, afirmou a juíza.
A estudante Gabriele, da Escola Estadual Edson Bernardes, concorda com o colega e também comentou sobre a experiência. "Achei a palestra de extrema importância, porque aprendi muita coisa Eu gostei da oportunidade de estar aqui, de aprender essas coisas novas", avaliou.
Ao longo de todo o ano o PCJE apresenta temas fundamentais para a promoção da cidadania de crianças e adolescentes atendidos pelo programa, como meio ambiente, prevenção da violência, bullying e respeito aos idosos. Há ainda a realização de visitas guiadas ao Centro de Cultura e Memória do Judiciário, a Biblioteca, o Parque Municipal, além de outros eventos.
Carolina Amancio Ascom Esmal
imprensa@tjal.jus.br