Nessa quarta-feira (5), dando continuidade à programação da I Semana Nacional dos Juizados Especiais, a advogada Lavínia Cavalcanti Lima Cunha palestrou sobre Visual Law: simplificando o acesso à Justiça nos Juizados Especiais. No encontro, realizado na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), a palestrante destacou que a ferramenta possibilita a aplicação do princípio constitucional de acesso à Justiça, com a utilização de uma linguagem acessível para os jurisdicionados.
O Visual Law é uma abordagem que emprega representações visuais, incluindo infográficos, diagramas, fluxogramas e até mesmo vídeos para tornar o Direito mais acessível e fácil de entender.
Essas estratégias podem dar mais celeridade aos processos, tanto na análise quanto na questão das sentenças, que podem ser proferidas de maneira mais rápida. Isso garante o acesso à Justiça, que não se limita ao direito de peticionar, mas engloba também a resposta rápida, fácil e eficaz por parte do Judiciário, pontuou Lavínia.
De acordo com a profissional, mesmo com os avanços na implementação do Visual Law nos tribunais de justiça, existem desafios que precisam ser sanados para um melhor aproveitamento do método.
A tradição jurídica impõe uma resistência devido ao formalismo exacerbado do Direito e algumas pessoas mais conservadoras não conseguem, ainda, entender a necessidade de equilibrar a linguagem mais rebuscada com a necessidade de compreensão do cidadão, explicou a palestrante.
Programação
O evento acontece até sexta-feira (7), no horário das 8h às 10h. As palestras acontecem no mini-auditório II da Esmal.
Na quinta-feira (6), haverá uma Roda de Conversa sobre Gestão ágil e criativa, fluxos processuais, aperfeiçoamento dos modelos organizacionais, buscando o desenvolvimento crescente das unidades especializadas. Os juízes José Cícero Alves e Maria Verônica Correia, em conjunto com as analistas judiciárias Patrícia Almeida e Giselle Barbosa, debaterão as melhores práticas para a gestão dos Juizados Especiais.
Na sexta-feira (7), o encerramento se dará através de outra Roda de Conversa. O tema será As maiores demandas enfrentadas nos Juizados Especiais e a construção de soluções eficazes, mediado pela juíza titular do 11º Juizado Especial Cível, Sandra Janine Wanderley, e pelo juiz José Cícero Alves.
Filipe Norberto Ascom/ Esmal
imprensa@tjal.jus.br