Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Memória - 08/05/2024 - 03:05:51 -
TJAL participa do IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário
Juiz Claudemiro Avelino e a diretora do Museu, Irina Costa, discutem o tema 'Memória: Preservação, Gestão e Inovação' até sexta (10)

Juiz Claudemiro Avelino e Irina Costa (lado esquerdo) representam o TJAL durante a semana de eventos. Foto: Cortesia Juiz Claudemiro Avelino e Irina Costa (lado esquerdo) representam o TJAL durante a semana de eventos. Foto: Cortesia

O magistrado Claudemiro Avelino de Souza e a diretora do Centro de Cultura e Memória do Judiciário (CCM), Irina Costa, representam o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) durante o IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam).

O evento iniciou-se nesta terça (7), em São Paulo (SP), e segue até esta sexta (10) debatendo o tema “Memória: Preservação, Gestão e Inovação”.

Ontem, a palestra inaugural foi sobre "História das Mulheres e o Poder Judiciário", com a historiadora e escritora Mary Del Priore. Na sequência, os participantes conheceram o Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2).

Para o juiz Claudemiro Avelino, estão sendo proferidas palestras de alto nível com representantes da museologia e da história e da memória de grande destaque nacional. Ele garantiu que essas informações e conhecimentos adquiridos serão colocados em prática em Alagoas.

“Um dos enfoques principais é a importância da participação do cidadão na vida das entidades museológicas. Essa interatividade deve ser cada vez mais incentivada, gente deve se conscientizar que o museu apresenta é simplesmente a caixa de ressonância da sociedade, dos fatos que ela promove, o homem como agente da história, interagindo com o museu”, comentou o juiz.

A diretora do CCM, Irina Costa, avaliou o evento como de extrema importância por abordar a preservação, gestão e inovação, trazendo informações de como administrar e quais os novos recursos que podem ser usados para preservação e divulgação.

“Nós já temos um centro extremamente inovador, mas viemos aqui beber da fonte das outras coisas que podem ser feitas. O encontro não trata apenas a preservação da memória, ele vai em todos os eixos. Além da gente estar aqui para absorver novas informações, novos conteúdos, a gente também veio trocar figurinhas, como a gente diz, com outros tribunais”, disse a diretora.

Encontro Nacional de Memória do Judiciário está sendo realizado em SP até esta sexta (10). Foto: Cortesia

Programação

Nesta quarta (8), estão previstos os painéis: "O Futuro de Arquivos, Bibliotecas e Museus\", do eixo Inovação; "Proname/CNJ", do eixo Gestão; "Da Casa da Suplicação às Relações do Império" e "Preservar, Gerir e Inovar a Memória", estes dois últimos do eixo Preservação.

Na quinta-feira (9), os participantes realizam visitas técnicas ao Museu do Ipiranga, Arquivo Público do Estado de São Paulo e à Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Também serão ofertadas oficinas.

O último dia do evento tem visitas técnicas no Palácio da Justiça e Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo e outorga do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário.

Enam 

O Enam foi instituído pela Resolução CNJ nº 316/20 e é realizado anualmente, preferencialmente na semana em que é celebrado o Dia da Memória do Poder Judiciário (10 de maio), criado pela mesma resolução. O objetivo do encontro é discutir a preservação da história do Judiciário nacional e compartilhar experiências para o aperfeiçoamento da gestão documental e de memória nos tribunais do país.

 

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL RF
imprensa@tjal.jus.br




Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.