Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Esmal - 09/03/2024 - 09:03:29 -
PCJE homenageia mulheres que contribuem com ações de cidadania para estudantes
Celebração do 8 de Março destacou liderança e dedicação de doze parceiras do Cidadania

Homenagem foi uma das iniciativas do TJAL para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Homenagem foi uma das iniciativas do TJAL para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

O Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) homenageou, nesta sexta-feira (8), doze “Mulheres que nos inspiram”.  Elas foram escolhidas por terem se destacado no apoio ao programa no ano de 2023 e representam todos os que auxiliam para que as ações educacionais e sociais promovidas ao longo dos mais de 20 anos de existência do PCJE aconteçam. 

A celebração ocorreu no Café Literário da Escola Superior da Magistratura (Esmal) e foi uma das iniciativas do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) para celebrar o Dia Internacional da Mulher. 

De acordo com a juíza coordenadora do PCJE, Carolina Valões, as homenageadas são notáveis pela dedicação e liderança, características que geram transformação para as vidas de centenas de estudantes de escolas públicas e suas famílias. 



Psicóloga Carolina Gomes palestrou sobre saúde e carga mental feminina. Foto: Maria Eduarda Baltar (Dicom/TJAL)


“Trouxemos aqui mulheres que deram uma contribuição ativa e especial para as atividades do nosso programa. Celebramos esse momento com muita música e também com um convite para que cada uma se conecte com sua história e sinta que é vista e ouvida por todas nós que fazemos parte do PCJE", explicou. 

Durante o evento, que teve como tema a famosa frase da escritora francesa Simone de Beauvoir “Ninguém  nasce mulher, torna-se mulher”, as convidadas acompanharam a apresentação da mestra em Psicologia Carolina Gomes Monteiro Souza. A profissional palestrou sobre saúde e carga mental feminina. 

Mulheres e promoção da cidadania

Entre as homenageadas estava a secretária especial da Presidência do TJAL, Luciana Omena. A servidora destacou-se em 2023 por ter liderado transformações no projeto Natal Solidário, que pela primeira vez teve todas as cartinhas que crianças escreveram para os Papais e Mamães Noel do Judiciário acolhidas em apenas 48 horas.

“A gente está sempre engajado em fazer alguma campanha. Acredito que fazer o bem é retribuir. A gestão do TJAL estará sempre pronta para ajudar”, falou Luciana. 

A parceria histórica entre o PCJE e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) também foi lembrada. 


Juíza Carolina Valões, coordenadora do PCJE, conduziu as homenagens. Foto: Maria Eduarda Baltar (Dicom/TJAL)

Izaura Messerschmdit, vice-diretora da Escola Municipal Antídio Vieira, foi uma das homenageadas pela sua paixão pela educação e por viabilizar, sempre que possível, que as crianças e jovens de sua unidade expandam seus conhecimentos participando das palestras e outras ações do Cidadania. 

“Sou muito grata por essa homenagem, no meio de tantas mulheres lutadoras, eu tenha sido uma das escolhidas. O PCJE é um programa maravilhoso que acompanho há anos e que me transformou tanto como pessoa quanto como gestora”, relatou. 

Outra figura inspiradora em 2023 foi Fernanda Souto Maior , técnica pedagógica da Seduc. Ela desempenhou um papel crucial na implementação de projetos em conjunto com o PCJE, fortalecendo os laços entre as instituições, sempre em prol dos jovens atendidos.

“Foi uma surpresa receber esse presente do PCJE. Admiro demais o programa por tudo o que ele vem executando nessa parceria com a Seduc. Os estudantes são verdadeiramente tocados pelas ações do programa, que ajuda na criação de cidadãos críticos, reflexivos, atuantes. Seria muito bom se ainda mais escolas tivessem a sorte de caminhar ao lado desse programa tão necessário”, avaliou. 

Homenageadas 

A cerimônia contou com discursos emocionantes de reconhecimento acerca da importância dessas mulheres na construção de um futuro mais promissor, justo e equitativo. A plateia estava composta por membros da comunidade, educadores, autoridades, representantes da Semed, da Seduc e da Justiça alagoana. 

Ao final da celebração, as doze mulheres foram agraciadas com placas de reconhecimento e flores, simbolizando a gratidão da comunidade por suas contribuições inestimáveis. A homenagem não apenas celebrou o passado, mas inspirou a todos a continuarem colaborando para criar um ambiente mais educado e acolhedor para as gerações futuras.



Foto: Maria Eduarda Baltar (Dicom/TJAL)

- Camila Barros dos Santos – Advogada Especialista em Direito Penal e Processual Penal. Coordenadora Pedagógica da ESMAL;

- Cleone Messias Barbosa- Professora de Educação Física, diretora geral da Escola Estadual Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes; 

- Fernanda Souto Maior- Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, técnica da Secretaria Estadual de Educação; 

- Izaura Messerschmidt de Souza - Pedagoga, pós-graduada em Formação para a Docência. Há 17 anos na Rede Municipal de Ensino de Maceió; 

- Jeane Mendonça do Nascimento - Graduada em Letras, Especialista em Planejamento e Técnicas de Ensino; Professora da Rede Municipal de Ensino de Maceió desde 1995; 

- Juliana Laís da Silva - Assistente social e diretora administrativa do Lar de Idosos São Vicente de Paulo e assistente social e assessora da Casa do Pobre de Maceió; 

- Kyvia Elani Costa Rodrigues Quintino - Há 10 anos servidora da Esmal, atualmente trabalha no setor da Copa; 

- Lívia Mattos - Juíza titular da 1° Vara de Porto Calvo; membro da Coordenadoria da Mulher; atual Coordenadora da Secretaria de Processamento Unificado (SPU), mestre em Direitos Humanos; 

- Luciana Omena - Analista Judiciária e está exercendo o cargo de Secretária Especial da Presidência do TJAL. Atualmente lidera algumas campanhas sociais da Presidência. Tem 30 anos de Poder Judiciário e já trabalhou em diversos setores, no interior e no Fórum da Capital;

- Poliana Amorim- Psicóloga, Bacharel em Direito, Especialista em Gestão Pública, em Docência do Ensino Superior e Psicologia Jurídica. Funcionária Pública. Coordenadora CREAS do município de Flexeiras desde 2012. Atualmente também compõe a Equipe Multidisciplinar do Fórum de Joaquim Gomes. E voluntária do Programa Cidadania e Justiça na Escola;

- Tereza Cristina Tavares de Melo - Mãe do Túlio e da Marcelle, avó do Rudá, formada em Artes pelo CESMAC, Analista Judiciária, servidora do Tribunal de Justiça há 35 anos; 

- Virgínia Moura Miller - Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará -UFC, Especialista em Educação Ambiental pela UFMT, Bióloga pela UFAL, Ambientalista, apaixonada por música e poesia, mãe de João Felipe e Raíssa.

Carolina Amancio - Ascom/Esmal 

imprensa@tjal.jus.br



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.