Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
CNJ - 29/02/2024 - 05:02:50 -
TJAL e CNJ discutem integração virtual do Judiciário
Ação visa implantar o Programa Justiça 4.0 em todos os Tribunais do país; criação da Plataforma do Poder Judiciário brasileiro faz parte da iniciativa

Tourinho se reúnem com representantes do CNJ para discutir andamento das ações da Justiça 4.0. Tourinho se reúnem com representantes do CNJ para discutir andamento das ações da Justiça 4.0.

Com o objetivo de dialogar sobre a implantação do Programa Justiça 4.0 no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e a virtualização e integração de todos os sistemas no Judiciário brasileiro, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) se reuniu com o TJAL, nesta quarta (29), para acompanhar o andamento das ações. 

A reunião faz parte de um conjunto de visitas institucionais que o CNJ está fazendo em todos os Tribunais do Brasil para acompanhar a integração dos seus sistemas, identificar gargalos técnicos e definir indicadores para monitorar a implantação da Plataforma Digital do Poder Judiciário brasileiro (PDPJ-Br).

Alexandre Libonati, juiz auxiliar da Presidência do CNJ, explicou que o programa visa transformar o Poder Judiciário no campo da tecnologia e que a situação atual permite dizer que essa integração é possível até o final do ano.

“Estamos com cerca de 80% de Tribunais integrados e já transmitindo dados para essa grande base de dados do CNJ. O grande objetivo dessa integração é possibilitar ao usuário final acesso a um sistema único, peticionando ou consultando processos, em todo o Brasil através de uma única plataforma”, ressaltou.

O presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, enfatizou que proposta de uniformizar a Justiça brasileira é fantástica e que o Judiciário alagoano assume o compromisso de trabalhar na Justiça 4.0 e na PDPJ. 

“Essa é uma proposta muito ousada, mas precisamos sonhar juntos para que se torne realidade. O CNJ está buscando conversar mais e os Tribunais estão buscando entender e aprimorar para cumprir as metas que são estabelecidas, isso tudo visando sempre melhorar os serviços que são prestados a sociedade alagoana e brasileira”, destacou.

Participaram da reunião os juízes auxiliares da Presidência do CNJ Dorotheo Neto, Marcel Correa e Rafael Paulo, ou juízes auxiliares da Presidência do TJAL João Paulo e Lorena Sotto-Mayor, o juiz auxiliar da Corregedoria Anderson Passos, o coordenador da Escola de Magistratura de Alagoas (Esmal), juiz Alberto Jorge, além de diretores e servidores do TJAL.


Justiça 4.0

O Programa é fruto de parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

A ação busca encontrar soluções disruptivas para transformar o Judiciário e melhorar a prestação de serviços, além de formular, implantar e monitorar as políticas judiciárias com base em evidências para fortalecer a promoção de direitos humanos.

A iniciativa tem o objetivo de fazer com que a Justiça se torne mais inovadora, eficiente, inteligente, colaborativa, integrada e transparente.

Segundo o Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a transformação digital é o presente e o futuro do Judiciário brasileiro: “não se trata apenas de uma meta de gestão, mas de um compromisso nosso como prestadores de serviço público de prezar pela eficiência na prestação jurisdicional”.


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - SD
imprensa@tjal.jus.br

Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.