Cerca de 300 novos conselheiros tutelares de Alagoas participaram, nesta quinta-feira (18), da abertura do 1º Encontro Estadual de Conselheiros Tutelares na Escola Superior da Magistratura (Esmal). O evento contou com palestras e debates sobre os tópicos mais importantes para o trabalho desses profissionais, que foram eleitos em 2023 e possuem mandatos de 2024 até 2028.
O juiz do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Ygor Figueiredo, destacou que o evento visou trabalhar a interação entre o Conselho Tutelar e diversos órgãos, desde Polícia Militar e Civil ao Poder Judiciário e o Ministério público".
"Estamos capacitando os novos conselheiros para que atuem em rede, assim a sociedade receberá um serviço de qualidade ainda melhor", explicou o magistrado.
Nós estamos formalizando uma parceria maravilhosa com diferentes órgãos para promover com melhor qualidade o enfrentamento à violação de direitos das crianças e adolescentes, pontuou Aline.
Para a nova conselheira tutelar da IX Região, Cristina Greice, a capacitação agregou conhecimento e irá auxiliar na execução do seu trabalho.
Essa capacitação vai nos atualizar sobre os assuntos e abordagens necessárias para aplicar esses novos conhecimentos na função de conselheiro tutelar, afirmou Cristina.
Programação:
8h30 - Acolhida e Coffee Break
9h - Mesa de abertura (representação CEDCA, SECDEF, TJAL, MP, FEACECTAL)
9h30- Painel 1 - Conselho tutelar: prerrogativas legais e trabalho em rede - Edmilson Vasconcelos e Geanne Cristine
10h30- Painel 2 - Polícia Civil, Polícia Militar e Conselho Tutelar, na proteção aos direitos da criança e do adolescente em situação de violência Dra. Bárbara Arraes, Tenente Coronel - QOC PM Hiraque Agnnes dos Santos e João Paulo
11h30min - DEBATE
12h - Brunch
13h - Painel 3 - Justiça, Ministério Público e a interface com o Conselho Tutelar - Dr. Ygor Vieira de Figueiredo e Gustavo Arns
14h - DEBATE
Douglas Henrique - Ascom Esmal/ TJAL
(82) 2126- 5378 - imprensa@tjal.jus.br