Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Esmal - 17/01/2024 - 11:01:23 -
Novos juízes do TJAL iniciam curso de formação na Esmal
Código de Normas e estrutura do Judiciário estadual serão abordados; capacitação segue até abril

Presidente Tourinho dialogou com os novos juízes do TJAL. Presidente Tourinho dialogou com os novos juízes do TJAL.

Os novos juízes do Poder Judiciário de Alagoas iniciaram curso de formação na Escola Superior da Magistratura (Esmal), nesta quarta-feira (17). A capacitação segue até a primeira quinzena de abril, com aulas teóricas, atividades práticas e visitas a instituições do estado.

"Será a oportunidade de conhecer mais de perto o Tribunal, entender as normas internas. Será um importante aprendizado", disse a juíza Samara Lima, que é natural do Rio de Janeiro. Ela e outros 16 magistrados foram empossados na última segunda (15), na sede do TJAL.


Samara Lima é uma das juízas que passam por capacitação na Escola da Magistratura . Foto: Caio Loureiro

De acordo com o juiz André Parízio, coordenador de cursos para magistrados da Esmal, a capacitação é etapa obrigatória para o vitaliciamento e exigência da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). 

O curso ocorrerá de segunda a sexta, nos dois turnos. A carga horária é de 480 horas. "Vamos intercalar aulas teóricas com práticas. Os juízes terão participação no programa Justiça Efetiva, minutando atos e decisões judiciais, para que já tenham contato com a prática judicante".

O coordenador explicou que os juízes receberão ainda informações sobre economia, cultura, Código de Normas do Judiciário estadual, estrutura do 1º e 2º graus, sistemas de informatização, entre outros tópicos. "Tudo o que vão vivenciar no dia a dia vamos tratar aqui", afirmou Parízio.

O presidente do TJAL, Fernando Tourinho, acompanhou a abertura do curso. "Senti dessa turma uma disposição muito grande de vir para a magistratura, de somar esforços para ajudar. Isso é muito importante. A mensagem que eu deixo é que procurem fazer sempre o melhor", afirmou o desembargador.

A diretora da Esmal, desembargadora Elisabeth Carvalho, deu as boas-vindas e pediu empenho, discernimento e coerência por parte dos novos juízes. "Espero que gostem da nossa escola e da profissão que abraçaram".


Desembargadora Elisabeth Carvalho reforçou papel da Esmal na capacitação dos magistrados. Foto: Caio Loureiro

Participaram da abertura os desembargadores Domingos Neto (corregedor-geral da Justiça), Carlos Cavalcanti e Paulo Zacarias; o presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), juiz Hélio Pinheiro; os juízes auxiliares da Presidência Lorena Sotto-Mayor e João Paulo Martins, além dos magistrados Alberto Jorge, Alexandre Machado, Raul Cabus e Helestron Costa.

A aula inaugural foi ministrada pelo juiz Alberto Jorge, que falou sobre o conceito de Direito.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br   



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.