Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Moradia Legal - 13/12/2023 - 02:12:35 -
TJAL e Prefeitura regularizam imóveis de famílias de baixa renda em Arapiraca
Quase 290 títulos de propriedade foram entregues nesta quarta (13), por meio do programa Moradia Legal

Maria Aparecida foi beneficiada com o programa de regularização fundiária do TJAL. Maria Aparecida foi beneficiada com o programa de regularização fundiária do TJAL.

A aposentada Maria Aparecida de Lima está completando 60 anos nesta quarta-feira (13). De presente, recebeu o título de propriedade de sua casa, em ação do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e da Prefeitura de Arapiraca.

"Momento muito especial. Presente melhor do que esse não tem", disse dona Maria, com os olhos cheios de lágrimas.

Ela contou que mora no imóvel há 14 anos. "Fazia tempo que queria ter esse papel na mão, mas tudo no tempo de Deus. Gratidão por tudo".

Maria Aparecida com o documento que garante a propriedade de seu imóvel. Foto: Caio Loureiro

Ao todo, foram entregues em Arapiraca 283 títulos de propriedade, por meio do Moradia Legal, programa de regularização fundiária do TJAL. A iniciativa tem apoio de prefeituras e da Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL).

Dona Terezinha Fortunato, de 60 anos, foi outra que recebeu o documento. "É um sonho. Posso dizer agora que sou dona da minha casa".

Para Maria Verônica de Oliveira, que trabalha como gari há 20 anos, receber o papel da casa foi o melhor presente de Natal. "Fiquei muito feliz. Vou sair daqui com o documento da minha casinha, graças a Deus".

Maria Verônica era só alegria por ter a casa onde mora regularizada. Foto: Caio Loureiro

Todos os títulos foram entregues gratuitamente. O presidente do TJAL, Fernando Tourinho, afirmou que mais documentos serão entregues em 2024.

"Já tivemos a adesão de mais de 70 municípios. Esperamos atender o maior número possível de pessoas em Alagoas", afirmou o desembargador.

Presidente Tourinho entregou título de propriedade à senhora Olindina dos Santos. Foto: Caio Loureiro 

Parceria

Os imóveis regularizados ficam todos no Loteamento Arapiraca III. Segundo o prefeito Luciano Barbosa, a parceria com o TJAL vai continuar, para que mais pessoas sejam beneficiadas. 

"O Tribunal está fazendo um trabalho magnífico, alcançando os municípios e fazendo um grande trabalho de cidadania, chegando perto do cidadão para entregar o título da casa própria", ressaltou.

O coordenador do Moradia Legal, desembargador Carlos Cavalcanti, destacou o empenho dos municípios participantes do programa. "As prefeituras que já assinaram estão se esforçando ao máximo para entregar os títulos de propriedade ainda nos primeiros meses de 2024", afirmou.

A solenidade do Moradia Legal foi realizada no Colégio da Polícia Militar Tiradentes, no bairro Bom Sucesso. Participaram do evento o vice-presidente do TJAL, Orlando Rocha Filho, os juízes Rômulo Vasconcelos, Luciana Raposo e Carlos Bruno, o prefeito de Taquarana, Geraldo Cícero, além de representantes dos cartórios, vereadores e servidores do Judiciário e da Prefeitura de Arapiraca.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.