Os magistrados Alberto Jorge, Claudemiro Avelino e Sandro Augusto foram conferencistas no Painel Especial TJAL nesta quinta (9), durante o IV Congresso Internacional de Direito: 50 anos do Cesmac e II Seminário Internacional Estado, Regulação e Transformação Digital. O evento acontece no Centro de Convenções de Maceió, até o próximo sábado (11).
O desembargador Orlando Rocha, presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), presidiu o painel do Poder Judiciário e destacou a relevância de compartilhar as experiências da Justiça alagoana com os estudantes.
Essa interação é muito positiva, hoje conseguimos compartilhar com esse grupo de estudantes nossas experiências, principalmente aquelas voltadas à temática do congresso, que trata sobre a convivência com a digitalização, com a inteligência artificial e com a modernização dos mecanismos utilizados pelo Judiciário, ressaltou.
Durante o painel, foram abordados os temas: Ética e Magistratura na contemporaneidade, História da Justiça, atuação e interação social e Audiência de custódia no processo penal fraterno.
O juiz Alberto Jorge abordou a importância da ética na sociedade atual e seu impacto no exercício da magistratura. Falar de ética é preciso para tentarmos diminuir o conflito e julgarmos melhor. E a ética de um magistrado é diferente dos demais, porque está centrada em uma ótica de dever, destacou o palestrante.
Prestigiaram o painel os desembargadores Paulo Zacarias, José Carlos Malta, Otávio Praxedes, Celyrio Adamastor e Fábio Ferrario; o juiz Hélio Pinheiro, presidente da Associação dos Magistrados Alagoanos (Almagis); e Milton Gonçalves, desembargador eleitoral do TRE-AL.
Diretoria de Comunicação Dicom TJAL - TL
imprensa@tjal.jus.br