Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Itinerante - 27/10/2023 - 02:10:07 -
Justiça Itinerante beneficia comunidades quilombolas em Passo de Camaragibe
População pôde resolver demandas cíveis, tirar dúvidas com a Defensoria Pública e emitir RG e CPF

Janekele aproveitou ação para emitir nova via do RG. Janekele aproveitou ação para emitir nova via do RG.

O Poder Judiciário de Alagoas levou ação da Justiça Itinerante para a comunidade quilombola de Bom Despacho, em Passo de Camaragibe, nesta sexta (27). A população pôde resolver demandas cíveis de baixa complexidade, como divórcio consensual, pensão alimentícia, retificação de registro, entre outras.

Os moradores de Bom Despacho e das comunidades quilombolas de Perpétua e Agrivila também aproveitaram para emitir documentos e esclarecer dúvidas com a Defensoria Pública.

A caseira Janekele Silva soube da ação em um grupo no whatsapp. Ela aproveitou para tirar a segunda via do RG. Os filhos dela, a pequena Karine, de cinco anos, e Jonathan Danilo, de 11, tiraram a primeira via do documento.

"Foi muito bom terem vindo pra cá. Eu ia precisar agendar e ir pra Maceió, São Miguel dos Milagres ou Matriz de Camaragibe. Foi maravilhoso", disse.

O trabalhador rural Severino da Silva foi à Escola Municipal Nossa Senhora das Candeias, local da ação, solicitar a segunda via do registro de nascimento. "Tava velhinho demais. Prestava mais não", contou.

Severino solicitou nova via do registro de nascimento. Foto: Ádaly Crisóstomo.

Ainda segundo Severino, ele queria um novo registro já há algum tempo. "Mas não é sempre que a gente pode sair do trabalho e pagar 40, 50 reais no transporte. Foi bom demais virem pra cá. Muita gente precisa", disse o trabalhador rural, que deixou o local com ofício para solicitar o novo registro no cartório.

O coordenador da Justiça Itinerante, juiz André Gêda, reforçou a importância de as instituições se aproximarem da sociedade. O magistrado afirmou ainda que mais ações como essa devem ocorrer até o final do ano.

"Já fizemos, neste ano, em Marechal Deodoro, Capela e São Miguel dos Campos. No dia 14 de novembro, devemos levar os serviços a São Miguel dos Milagres, mais precisamente para o povoado de Porto da Rua", afirmou o magistrado, ressaltando que a ação deve incluir casamento coletivo e emissão da carteira de trabalho.

Juiz André Gêda acompanhou trabalho da Justiça Itinerante. Foto: Ádaly Crisóstomo.

A iniciativa teve apoio do Instituto de Identificação de Alagoas, Receita Federal e Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (Sindhal).


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS

imprensa@tjal.jus.br



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.