Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Esmal - 21/09/2023 - 06:09:47 -
Alunos do 9º ano assistem à palestra sobre diversidade de gênero
Juíza Carolina Valões também abordou, no auditório da Esmal, os direitos fundamentais com os adolescentes

Cerca de 250 estudantes assistiram à palestra da juíza Carolina Valões. Foto: Adeildo Lobo Cerca de 250 estudantes assistiram à palestra da juíza Carolina Valões. Foto: Adeildo Lobo

“Caberá a vocês mudar essa realidade de opressões”, disse a juíza Carolina Valões ao mostrar os números de violência contra a população LGBTQIAPN+ para estudantes do 9º ano das escolas municipais Pompeu Sarmento e João Sampaio e da Escola Estadual Mario Broad. A palestra sobre diversidade de gênero e os direitos fundamentais foi promovida na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) por meio do Programa Cidadania e Justiça da Escola (PCJE).   

“É importante trazer também a encruzilhada de outras opressões que recaem sobre eles. Há dados mostrando que a maior parte dessa população assassinada eram também pessoas negras e pobres. Então, vejam quantas opressões recaem e elas são duas, três, quatro, cinco vezes marginalizadas e é importante que a gente traga isso para os alunos”, explicou.

Segundo a magistrada, o Judiciário está fazendo seu papel quando busca conscientizar os adolescentes com ações preventivas e os incentiva a questionar o que podem fazer, no dia a dia, em casa, no meio social, para mudar essa realidade. Na ocasião, Carolina Valões explicou, de maneira lúdica, como os adolescentes podem reconhecer a diversidade de gênero.

“Eu abro esse tema trazendo uma imagem que a gente divide o corpo humano em três partes. A parte da genitália, que a gente chama de sexo biológico, a parte representada pelo coração, que a gente fala da orientação sexual, e a nossa cabeça, que a gente desenvolve o tema da identidade de gênero para que eles possam, a partir dessa diferenciação, compreender o que significa dizer que a pessoa é hétero ou homossexual, e o que significa dizer a pessoa ser cisgênero ou transgênero”.

A aluna da Escola Pompeu Sarmento, Heloísa Gomes Fidelis, de 14 anos, avaliou a palestra como uma experiência enriquecedora. “Eu tinha alguns conhecimentos sobre o assunto, não muito, mas conheci algumas questões que eu não tinha tanto conhecimento. Ela foi bem esclarecedora sobre o assunto, falou de uma forma que dava para entender muito bem”, comentou.

Já André Luiz Freitas, de 15 anos, disse que os esclarecimentos sobre o assunto podem ajudar as pessoas a entenderem melhor o que sentem e dar mais confiança para aqueles que gostariam de assumir sua orientação sexual. “Também aprendemos sobre homofobia e quem faz isso tem que parar, porque é muito feio”.


Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br

 



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.