Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Conciliação - 17/07/2023 - 03:07:14 -
Esmal inicia curso 'Processo Restaurativo e Processo de Atendimento às Vítimas'
Desembargador Tutmés Airan destacou a importância do Judiciário julgar além do processo, resolver os conflitos entre as pessoas

Desembargador Tutmés Airan deu início ao curso na Esmal. Foto: Cortesia Desembargador Tutmés Airan deu início ao curso na Esmal. Foto: Cortesia

O desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, coordenador-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), deu início ao curso “Processo Restaurativo e Processo de Atendimento às Vítimas”, na manhã desta segunda-feira (17), na sede da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).  

Segundo Tutmés Airan, é a partir da Justiça Restaurativa que o Poder Judiciário tem conseguido resolver o processo e as relações entre as pessoas afetadas pelo conflito. Para ele, o curso ofertado aos magistrados e servidores deixa o caminho mais fértil para encontrar soluções.

“A principal função dos juízes é fazer a paz, juízes são essencialmente fazedores de paz. E para fazer a paz nem sempre é suficiente resolver o processo, porque o resolver o processo é uma coisa e resolver o conflito que subjaz a ele é outra coisa. Então, o sistema de Justiça, como fazedor de paz, tem que estar aparelhado ou preparado para além de resolver o processo, resolver o conflito”, explicou o desembargador. 

A capacitação está sendo ministrada pelo analista judiciário do Distrito Federal (TJDFT) e ganhador do Prêmio Innovare de Justiça Restaurativa, Júlio César Rodrigues de Melo. O professor também é instrutor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na Formação de Instrutores em Mediação e em Conciliação.

A capacitação segue até sexta-feira (21), das 8h às 12h15 e das 14h às 18h15. Os participantes foram indicados pela coordenação do Nupemec.


Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL - RF
imprensa@tjal.jus.br



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.