O Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) promoveu, na tarde desta quinta-feira (27), uma visita com cerca de 30 estudantes da Escola Municipal Pompeu Sarmento ao Centro de Cultura e Memória (CCM). Os alunos tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a história de Alagoas sob a ótica do Poder Judiciário.
A visita começou no Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), onde a servidora Margarida Melo falou sobre o funcionamento do Poder Judiciário. Os alunos aprenderam um pouco sobre o papel de cada cargo ocupado no âmbito da Justiça, como magistrado, desembargador, defensor público e promotor de justiça.

No Pleno do TJAL, os estudantes aprenderam sobre o funcionamento do Judiciário alagoano. Foto: Mauricio Santana.
Já no prédio do CCM, os adolescentes assistiram a uma projeção em vídeo sobre o Quebra de Xangô, evento de intolerância religiosa ocorrido em 1912, que foi marcado pela destruição de terreiros e perseguição a adeptos de religiões de matriz africana.
Além da projeção, os estudantes conheceram a Sala da Liberdade, onde puderam ver um breve resumo histórico sobre grandes conquistas de minorias, como o voto feminino e a abolição da escravidão. Por meio de equipamentos eletrônicos, eles viram antigos documentos e artefatos que marcam esses períodos de conquista.

Alunos da Escola Pompeu Sarmento em visita da Sala da Liberdade, no Centro de Cultura e Memória. Foto: Mauricio Santana
Para a diretora do Centro de Cultura e Memória, Irina Costa, o momento da visita contribui não apenas para a formação acadêmica dos estudantes, mas também para a formação humana e cidadã.
Ao conhecerem todas as conquistas e as leis que os amparam, esses estudantes saem daqui com um pouco mais de noção sobre como o Judiciário funciona a favor deles, além de conhecer a própria história, finalizou Irina.
O Centro de Cultura e Memória está localizado no prédio histórico do TJAL, na Praça Deodoro, Centro. As visitações estão abertas de segunda a sexta, das 8h às 17h, podendo ser agendadas pelo e-mail ccmtjal@gmail.com.
Mauricio Santana - Ascom Esmal/ TJAL
(82) 2126- 5378 - imprensa@tjal.jus.br