Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Adoção - 29/03/2023 - 02:03:47 -
Após experiência com adoção irregular, mulher se capacita na Justiça para adotar
Ângela dos Santos participou de curso lecionado pela 1ª Vara da Infância e Juventude de Rio Largo, que beneficiou cerca de 30 postulantes

Ângela dos Santos contou sua experiência à TV Tribunal. Frame: TV Tribunal Ângela dos Santos contou sua experiência à TV Tribunal. Frame: TV Tribunal

“Estou no caminho certo para chegar no objetivo de ter o nosso filhinho ou a nossa filhinha”, disse Ângela dos Santos, participante do curso de habilitação e preparação de adoção lecionado pela equipe multidisciplinar da 1ª Vara da Infância e Juventude de Rio Largo. Cerca de 30 postulantes participaram da formação, na segunda-feira (27). 

Ângela morava em São Paulo em 2006, quando adotou uma criança de maneira irregular. A Justiça determinou que ela entregasse o menino a um abrigo e entrasse em uma fila de espera. “Nunca mais vi aquela criança. Foi muito frustrante, porque eu queria cuidar dele e dar amor. No momento que peguei aquele menino senti a necessidade dele de ser cuidado, e depois veio o conselho e me tirou a alegria que eu estava sentindo”.

Há dois anos, Ângela se mudou para Alagoas e se casou. Junto com o marido, ela busca uma nova chance de adotar. Dessa vez, seguindo todas as regras da justiça. “Começar pelo caminho certo. Não adianta pegar atalho, porque você pode se frustrar como foi comigo. Eu tentei e acabei perdendo a benção, mas hoje estou indo pelo caminho certo”, contou.

Segundo a psicóloga Maria Sandra, o objetivo do curso foi proporcionar o conhecimento e sanar dúvidas relacionadas ao processo de adoção. “São pessoas que já estão na caminhada de esperar a criança, sabendo que existe uma fila e deve respeitar quem está no início. Essas pessoas estão interessadas e colocando o pé no chão das dificuldades que podem enfrentar”.

Cristiane Gerbase, assistente social da Casa Lar do município de Murici, compareceu ao curso para ampliar os conhecimentos e poder oferecer um atendimento melhor. “A partir do que está sendo passado despertamos para algumas coisas importantes, principalmente na questão da legalidade e também podemos ser multiplicadores dessas informações para aqueles que nos procuram”, afirmou.

O curso foi organizado em cinco módulos e atingiu pretendentes que moram nos municípios de Rio Largo, Atalaia, Boca da Mata, Cajueiro, Capela, Pilar, Santa Luzia do Norte e Viçosa.


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL, com informações da TV Tribunal
imprensa@tjal.jus.br




Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.