A diretora da Biblioteca Geral do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Mirian Alves, esteve presente no I Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário. O evento ocorreu em Brasília nos dias 16 e 17 de março e reuniu bibliotecários e servidores de 143 bibliotecas jurídicas distribuídas no país.
O objetivo do encontro, promovido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) foi incentivar a capacitação continuada das equipes de trabalho, além de compartilhar boas práticas e fomentar iniciativas de gestão de informações dos seus órgãos por meio de novas tecnologias, inovação e projetos estratégicos. Na ocasião, também foram discutidas formas de valorizar a memória e o Patrimônio bibliográfico dos vários órgãos do Poder Judiciário.
Estou certa de que nossa Biblioteca e o Poder Judiciário de Alagoas estão no caminho correto. Temos atuado para estar cada vez mais próximos dos servidores, magistrados e de toda a comunidade. A Biblioteca precisa ser um lugar aberto e livre, e temos conseguido isso com o incentivo dos gestores do nosso Tribunal e o empenho e atualização constantes de nossa equipe, destacou.
A programação do encontro contou com palestras sobre o conhecimento, o futuro das bibliotecas, discussões sobre a organização de bibliotecas digitais, inteligência artificial, entre outros assuntos.
Carolina Amancio - Ascom Esmal
imprensa@tjal.jus.br