A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), nesta sexta-feira (3), realiza mais uma aula do curso Formação de formadores - Nível 1, direcionado a servidores do Judiciário. A formação, iniciada em 28 de fevereiro, capacita os alunos para lecionar cursos em escolas judiciais e da magistratura.
Com carga horária de 10 horas, o primeiro nível do curso aborda as questões iniciais para ministrar aulas como fundamentos da educação e práticas docentes. Os professores responsáveis pela formação são os juízes e professores da Esmal, Alberto Jorge Lima e Helestron da Costa.
A formação de formadores visa inserir servidores que são referência em suas áreas de atuação nas atividades de capacitação da Esmal. O principal objetivo é fazer com que consigam transmitir seus conhecimentos empíricos a outros servidores, em forma de cursos e formações, afirmou o magistrado Helestron da Costa.
Utilizando aulas expositivas combinadas com métodos ativos de ensino e aprendizagem, os docentes discorrem sobre temáticas como as competências necessárias à prática de formador e técnicas de ensino.
Para Danielle Moura, servidora do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e pós-graduada pela Esmal, o conhecimento adquirido na Formação de Formadores pode auxiliar a pôr em prática o conteúdo visto ao longo da pós-graduação.
O curso vai aprimorar meus conhecimentos, além de me capacitar a ministrar aulas e palestras sobre o conteúdo que vi apenas na teoria durante o mestrado em Direitos Humanos. Acho incrível a ideia de pôr o que aprendi em prática, além de agregar conhecimento a outros servidores do Judiciário, concluiu Danielle.
Mauricio Santana - Ascom Esmal/ TJAL
(82) 2126- 5378 - imprensa@tjal.jus.br