Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Decisão - 07/12/2022 - 04:12:19 -
Audiência entre Estado e Sindicato dos Policiais Penais termina em acordo no TJAL
Comissões que serão formadas farão estudos sobre o efetivo dos policiais e verificarão contratos envolvendo cogestão nas unidades prisionais

Audiência de conciliação foi conduzida pelo desembargador Fábio Ferrario, relator do processo. Foto: Caio Loureiro Audiência de conciliação foi conduzida pelo desembargador Fábio Ferrario, relator do processo. Foto: Caio Loureiro

A audiência de conciliação entre representantes do Estado e do Sindicato dos Policiais Penais (Sinasppen/AL) terminou em acordo, nesta quarta (7), no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). Ficou acertada a criação de duas comissões. A primeira, que deve funcionar por 90 dias, fará estudo do efetivo e da distribuição dos policiais penais nas unidades prisionais. A segunda, com prazo de 120 dias, verificará as adequações dos contratos envolvendo cogestão nas unidades prisionais.  

A audiência foi conduzida pelo desembargador Fábio Ferrario, relator do processo que tratou sobre a greve dos policiais penais. “O objetivo foi buscar uma solução consensual para um conflito que se arrasta há muito tempo, que é a relação entre os policiais penais, o Estado e a empresa Reviver [que atua na cogestão do Presídio do Agreste]. Esse momento é de uma importância superlativa, que mostra a harmonia entre as partes. O amadurecimento dessa relação somente traz benefícios para a sociedade”, afirmou o desembargador, que, em razão do acordo firmado, suspendeu o processo pelo prazo de 120 dias. 

Para o presidente do Sinasppen/AL, Vítor Leite da Silva, a audiência foi positiva. O encontro, segundo ele, serviu para a categoria explicitar suas reivindicações. “A lei permite que sejam delegadas algumas atividades no sistema prisional a uma empresa privada e isso não inclui a atividade policial. Nosso objetivo foi deixar isso bem claro, mostrar que o problema que existe hoje no sistema prisional passa pela falta de efetivo, a falta de concurso ao longo dos anos”.

O presidente do sindicato destacou ainda a contribuição do TJAL para a resolução do conflito. “Com a intermediação do Tribunal de Justiça, nós agora acreditamos que essas soluções serão concretas”.

Representantes participaram da audiência na Presidência do TJAL. Foto: Caio Loureiro

O subprocurador geral do Estado, Evandro Pires de Lemos Júnior, afirmou que as comissões serão compostas por representantes do Sinasppen/AL, PGE, Secretaria de Ressocialização (Seris) e da empresa Reviver.

“O estudo será feito para verificar basicamente se o efetivo hoje [de policiais penais] é adequado, se precisa de acréscimo. A outra comissão vai verificar as adequações dos contratos que hoje o Estado tem no sistema de cogestão das unidades que são geridas por entidades contratadas, verificar as obrigações e as atribuições que estão sendo desempenhadas pelos empregados dessas empresas e verificar se há atuação nas competências dos policiais penais”.

Também participaram da audiência o desembargador Ivan Brito, o juiz Diego Dantas, da Vara de Execuções Penais, e o promotor de Justiça Luiz Vasconcelos, além de representantes da Seris, da empresa Reviver e da PGE.

Ao final da audiência, o Presidente Klever Rego Loureiro compareceu e parabenizou a iniciativa e maturidade das partes no diálogo e consenso em prol da sociedade.


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - DS
imprensa@tjal.jus.br




Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.