Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Mulher - 29/11/2022 - 05:11:25 -
Juíza Eliana Machado apresenta ações do TJAL contra violência doméstica, em Belém (PA)
Integrante da Coordenadoria da Mulher destacou os cursos de capacitação para magistrados, campanha Agosto Lilás, ferramenta Artemis, entre outros

Magistrada Eliana Machado falou sobre o trabalho realizado pela Coordenadoria da Mulher de Alagoas. Foto: Cortesia Magistrada Eliana Machado falou sobre o trabalho realizado pela Coordenadoria da Mulher de Alagoas. Foto: Cortesia

A magistrada Eliana Machado, da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), participou do V Encontro do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica (COCEVID) do Poder Judiciário Brasileiro, nesta terça-feira (29).  

O encontro faz parte do XIV Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid), que está sendo realizado em Belém (PA), até o dia 3 de dezembro. O tema deste ano é “Sistema de Proteção às Pessoas de Gênero Feminino: Transversalidades e Interseccionalidades”. 

De acordo com a juíza, que representou o desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, coordenador da Mulher em Alagoas, o evento tem grande importância para troca de ideias sobre a inclusão e a diminuição das desigualdades de gêneros. Ela explicou as principais ações do Judiciário alagoano durante o ano de 2022.

“Dentre outros assuntos destacamos os cursos de capacitação de magistrados sobre protocolo de julgamento com perspectiva de gênero, a campanha do Agosto Lilás, o Artemis, que é a medida protetiva virtual, e a sua efetividade no combate à violência doméstica e familiar, e o projeto ‘Justiça que sabe para prever, acolhe para empoderar’, do Juizado de Violência Doméstica de Arapiraca, vencedor do prêmio Juíza Viviane do Amaral, concedida pelo CNJ”, descreveu a magistrada.

Na ocasião, Eliana Machado foi nomeada suplente da primeira secretária do COCEVID, para a Gestão 2023. O evento foi organizado pela Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) do Tribunal de Justiça do Pará, em parceria com a Escola Judicial do Pará (EJPA).

Programação

Nesta quarta-feira (30), o conselheiro Márcio Luiz Coelho de Freitas palestrará sobre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a política nacional de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. O juiz da Corte Internamericada de Direitos Humanos e da Suprema Corte argentina, Eugenio Raúl Zaffaroni, fala sobre Direitos das mulheres na Corte Interamericana. 

Ainda será realizado um painel sobre o Panorama do sistema convencional dos Direitos Humanos das mulheres e sua aplicação no Direito brasileiro, controle de convencionalidade e jurisprudência da CIDH. No período da tarde, os participantes escolherão entre oficinas sobre casos de grande repercussão envolvendo crimes contra mulheres ou aoficina sobre o trabalho de equipes multidisciplinares. Também haverá a apresentação de pesquisas realizadas por magistradas junto à ENFAM.

Na quinta-feira (1º), o evento conta com os painéis “Gênero, transversalidades e interseccionalidades” e “Criminologia feminista e processo penal feminista”. De tarde serão formados os Grupos Temáticos “Medidas Protetivas de Urgência”, “Criminal”, “Legislativo” e “Equipes Multidisciplinares”.

As realizações e perspectivas da AMB Mulheres abre o terceiro dia do evento, na sexta-feira (2), que também terá Assembleia Geral, votação de enunciados, eleição de nova diretoria e ainda apresentação de boas práticas.


Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL - RF
imprensa@tjal.jus.br


 


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.