Servidores e magistrados do Judiciário participaram do curso Gestão sadia e eficiente de pessoas no âmbito do Poder Judiciário, ofertado pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) no dia 14 de outubro. Com carga horária de 12 horas, a formação foi ministrada pelo especialista em Gestão Empresarial e Gestão Pública, Ricardo Lima, e pela servidora do TJAL, membro da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, Andrea Santa Rosa.
Liderança é muito mais que estar em uma posição de comando. Quando a gente consegue compreender que liderar é mais que uma ação, envolve levar pessoas onde não iriam sozinhas, você consegue guiá-las a lugares que nem mesmo percebem que conseguem chegar. Dessa forma, é possível transformar realidades de forma saudável, afirmou o docente, que ministrou as aulas no turno da manhã.

Ricardo Lima falou a servidores e magistrados sobre gestão sadia de pessoas. Foto: Carolina Amancio.
O período vespertino foi dedicado a orientar os servidores e magistrados sobre como proporcionar a liderança de maneira saudável. Os participantes aprenderam mais sobre o conceito e os fundamentos do assédio moral, assédio no ambiente de trabalho e os efeitos do assédio sobre a saúde da vítima.
O curso proporcionou aos participantes, por meio de técnicas e ferramentas de liderança, o desenvolvimento de estratégias saudáveis de liderar uma equipe em âmbito Judiciário. As atividades desenvolvidas tiveram foco na prática profissional, abordando temáticas como gestão por competências, ferramentas de gestão e liderança efetiva.
Para Manoel Delfino Júnior, chefe de secretaria da comarca de Piaçabuçu, a formação despertou o desejo de aprimorar sua maneira de liderar.
Eu quis participar para melhorar a forma que eu lido com os servidores que lidero. O curso é sobre a gestão de pessoas de maneira saudável e eficiente, e eu preciso ter sensibilidade para lidar com meus liderados, para buscar entendê-los. Vai ajudar bastante a compreender dilemas das pessoas com quem trabalho, concluiu o servidor.
Mauricio Santana - Ascom Esmal
(82) 2126- 5378 - imprensa@tjal.jus.br