Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Homenagem - 06/05/2022 - 03:05:51 -
Amor, renúncia e dedicação: servidoras do TJAL contam o que é ser mãe
Diretoria de Comunicação do Tribunal de Justiça colheu depoimentos e preparou vídeo em homenagem ao Dia das Mães

A palavra "mãe", apesar de pequena no tamanho, é gigante no significado. Essas três letrinhas carregam amor, doação, renúncia, felicidade, dor e vida. 

A Diretoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) pediu a servidoras que dissessem, em uma palavra, o que significa ser mãe. Para muitas, a maternidade é sinônimo de abrigo, superação, generosidade, plenitude, sabedoria, dedicação, força, abnegação e gratidão.

"Uma palavra é muito pouco. Ser mãe é sentir todos os dias a presença de Deus", disse a servidora Arielly Aparecida, da Diretoria de Gestão de Pessoas do TJAL.

A assistente social Ana Paula Morais disse ainda estar entendendo o que é ser mãe. "Ser mãe é construir, todos os dias alimentar, ali naquele espaço, o que está faltando. É retirar os excessos, trocar o que não serve, ir ajustando. E quando tudo está pronto, a gente olha de novo e muda a cor, muda a textura. Sou lar pro meu filho. Espero que ele sempre me veja como o maior refúgio que ele pode ter".

Para Maria Cícera Santos, da 2ª Câmara Cível do TJAL, ser mãe é a mais engenhosa experiência que a mulher pode ter. "A gente vive todos os sentimentos na busca do bem-estar e da felicidade do filho. É colocar a necessidade dele antes da sua".

Mãe, para Inara Françoyse, da Assessoria de Planejamento e Modernização do Judiciário (APMP), é sinônimo de transformação. "Tudo muda na sua vida. Aquela mulher que existia antes do nascimento do seu filho não existe mais. É a descoberta de um amor tão grande jamais sentido na vida. Não é um mar de rosas o tempo todo, mas citando Santa Teresa D'Ávila, 'é justo que muito custe o que muito vale'".

Na visão da servidora Camila de Lima Scala, do gabinete da desembargadora Elisabeth Carvalho, ser mãe é amar sem limites, sem regras, sem ponderações. "É ensinar e aprender o tempo todo. É manter a mente aberta e alerta sempre. É acolher e proteger, mas também ensinar e reprimir quando necessário".  

Para Lísia Costa, servidora da Comarca de Santa Luzia do Norte, ser mãe é a expressão máxima da palavra amor. "É o amor genuíno, sublime. É doação. É se dar sem esperar absolutamente nada daquele ser que nos foi confiado por Deus. É o amor que mais se assemelha ao amor de Deus por nós".

Confira abaixo outros depoimentos

"Mãe é sabedoria e força. Sinônimo de amor e zelo" - Kátia Diniz (DCA)

"É aprender o tempo todo com os filhos e por eles. É amar incondicionalmente" - Dalva Amélia Vasconcelos (9ª Vara Criminal de Maceió)

"Ser mãe é renúncia, aprendizado e responsabilidade" - Patrícia Tenório Torres (Juizado da Mulher da Capital)

"Ser mãe, pra mim, é se dar conta de que os anos passam e muita coisa muda na gente. Os cabelos ficam brancos, as marcas de expressão ficam ainda mais fortes, o corpo muda... mas o amor e a preocupação com cada filho continuam os mesmos, independente da nossa idade e da idade deles" - Sâmia Cláudia Bida de Oliveira (Comarca de Viçosa)



"Ser mãe é uma das maiores virtudes de uma mulher. É um amor incondicional, amor pleno" - Ellisandry Rocha (Comarca de Palmeira dos Índios)

"A maternidade me ensinou que o amor incondicional é uma realidade, e ser mãe é um desafio diário para educar, cuidar, orientar e ensinar aos filhos valores com o objetivo de tornar o mundo melhor" - Roseane Celistre Machado (Corregedoria-Geral da Justiça)

"Ser mãe é acordar todos os dias planejando e pensando em fazer o necessário para tudo dar certo. E se não deu, paciência. Pois no fim do dia, entre dores e alegrias, vamos dormir com a certeza de que estamos fazendo o nosso melhor" - Lavínia Reis Teixeira (Secretaria Especial da Presidência)

"Ser mãe é ser plena" - Patrícia Maria Simões de França (Diretoria Adjunta de Administração)



"São tantas palavras, mas vou dizer algumas: ser mãe é amor...sublime...maravilhoso" - Valda Rabelo (17ª Vara Criminal de Maceió)

"Ser mãe é receber de Deus um presente divino" - Juíza Raquel David Torres de Oliveira (Juizado Especial de Delmiro Gouveia)

"Ser mãe, para mim, é amor incondicional, na vida física ou espiritual, pois o amor transcende a todas as formas de vida!" - Jackline Santana Oiticica (Gabinete do desembargador Otávio Praxedes)

"Dizer com uma palavra é difícil, pois a responsabilidade de ser mãe é grande, em todos os sentidos, mas o que define em uma palavra é gratidão" - Thaíse Carla (13ª Vara Cível da Capital)



"É ter a certeza que o amor existe" - Gilvaneide Rodrigues (Comarca de Olho D'Água das Flores)

"Ser mãe é dar sentido à vida" - Maria Goretti Rodrigues Bezerra (Departamento Financeiro de Pessoal)

"É aprender a amar a si próprio, porque existem outros necessitando desse amor. Assim, ser mãe é amar e ser amada" - Maria das Graças Barbosa (1ª Vara de Arapiraca)

"Mãe é amar incondicionalmente" - Adivani dos Anjos (Juizado do Torcedor)



"É amar além do infinito" - Maria Edna Silvestre Machado (Comarca de Feira Grande)

"Ser mãe é ser porto seguro" - Marlyane Vanderlei Santos de Almeida (3ª Vara de Arapiraca)

"É dizer não" - Cláudia Lisboa (Departamento Central de Engenharia e Arquitetura)

"Ser mãe é viver cansada, porém com um sorriso radiante no rosto em ver seu coração batendo fora do peito numa vida minúscula onde cabe todo seu universo" - Islei Brito (Comarca de União dos Palmares)



"Ser mãe é você querer sempre fazer o melhor para seu filho. É todos os dias agradecer a Deus o dom da vida" - Tereza Cristina Tavares de Melo (Escola da Magistratura)

"É ser abrigo" - Joelma Guimarães Montenegro (Gabinete da desembargadora Elisabeth Carvalho)

"Um ato de amor" - Suliane Barros Leal (Arquivo Judiciário)

"Ser mãe é uma dádiva divina, onde o nosso coração passa a bater fora de nós" - Denise Flores (Gabinete do desembargador Otávio Praxedes)



"Mãe é mais que uma nutridora da natureza. Ela é a guardiã, apontada pelos céus para seus filhos. Sua influência sobre a vida deles não tem limites" - Roseane Teles (12º Juizado Especial)

"Ser mãe é ser eternamente agradecida pela dádiva do milagre da vida" - Dirleny Ramos (Central de Mandados)

"Ser mãe é um presente que Deus nos concede para toda a vida" - Ana Paula Araújo Rodrigues (Fórum da Capital/Cejusc Processual)

"Ser mãe é transcender o amor incondicional, para além da eternidade" - Débora Sandes de Oliveira (26ª Vara Cível da Capital)



"Ser mãe foi o maior e melhor desafio da minha vida! Um amor incondicional e infinito!!" - Marieta Lima (Direção-geral do TJAL)

"Espelho de Nossa Senhora" - Sebastiana Cícera Santos (Comarca de Taquarana)

"Ser mãe é uma fonte inesgotável de amor" - Sandra Maria Fontan (Esmal)

"É amar incondicionalmente, é amar mais que a si própria" - Maria Tatiane Teixeira (Esmal)



"Amor, resiliência, força" - Maryland Pontes Marinho de Barros (Secretaria de Processamento Unificado)

"Viver a maternidade é me doar a todo momento. É estar com ele no meu pensamento 24 horas por dia. É querer aproveitar cada momento como se fosse único, pedir que o tempo pare e que Deus o proteja sempre" - Juliana de Moura da Conceição (Secretaria-geral do TJAL)

"Ser mãe é amor, dedicação e cuidado" - Anne Caroline Vaz (Gabinete da Presidência)

"Sempre pensei que iria ensinar aos meus filhos, sobre o mundo, sobre as coisas. Com eles aprendi sobre o novo, ideias, tecnologia e modifiquei muitos conceitos. Ser mãe me fez amadurecer, ver o mundo com outros olhos e entender que é dando amor que se recebe" - Emy Doriane Pedrosa (7º Juizado da Capital)



"Ser mãe é saber conduzir o seu mister de maneira leve, eficiente e, sobretudo, com amor e respeito aos filhos e a si própria" - Leônia Maria Silva (Gabinete do desembargador Domingos Neto)

"É o exercício diário da arte de amar sem limites, sem contrapartida e que independe de circunstâncias. É o amor eterno!" - Elaine Luana Anísio de Sousa (Gabinete do desembargador Otávio Praxedes)

"Ser mãe é experimentar o mais puro e incondicional amor, onde nossa felicidade e nossas lutas diárias são motivadas por nossos filhos" - Mara Fabiana Tavares (3ª Vara de Palmeira dos Índios)



"Ser mãe é amar incondicionalmente!" - Maria Verônica Soares de Souza (5ª Vara Cível da Capital)

"Ser mãe é um sentimento que atravessou o meu corpo. A cada segundo sinto uma imensa felicidade. Estou disposta a aprender o tempo todo, evoluir constantemente e crescer com os meus filhos Letícia e Pedro" - Silvanete Sophia (Turma Recursal de Arapiraca)



Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.