Artigo de Geraldo Lucas Cardoso, servidor do TJAL e membro do Clube do Livro Direito e Literatura, sobre o romance de Samanta Schweblin, uma das principais vozes da literatura argentina atual.
A obra está disponível para empréstimo na Biblioteca Geral do Judiciário, que, além das obras de cunho jurídico, também conta com uma nova coleção composta por obras de literatura. Os romances, contos, livros de poesia, crônicas, obras clássicas e contemporâneas, estão disponíveis para empréstimo a servidores/as, estagiários/as e magistrados/as do Poder Judiciário de Alagoas.
A nova coleção faz parte do conjunto de ações do 'Projeto Justiça que Lê', que tem como objetivo tornar o Poder Judiciário de Alagoas uma grande comunidade de leitores. Clique para consultar o Catálogo Online e escolher um título, que pode ser entregue pelo sistema de delivery para o Fórum, a sede do Tribunal e a Corregedoria. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (82) 2126-5350 ou pelo e-mail bibliotecageralesmal@gmail.com.
*
*
Kentukis nos ajuda a refletir sobre a atual sociedade tecnológica e alguns desses questionamentos são: será que sabemos realmente manipular as tecnologias? Quais são nossas intenções sobre ela? Será que ela é um meio de controle social?
Sabemos que a ideia do computador surgiu na época da Guerra Fria, com intuito de defesa dos Estados para combater o inimigo. Com o passar do tempo e sua popularização, os computadores e a internet agora nos ajudam a fazer diversas atividades, como estudar, namorar, fazer amizades.
A internet tornou-se uma junção de enciclopédia com livros, dicionários, manuais. Há uma imensa facilidade para fazer estudos, pesquisas. O Poder Judiciário brasileiro tem utilizado, durante a pandemia, a tecnologia para dar andamento aos processo, realizando, inclusive, sessões virtuais. É fato que que o sistema jurídico ainda precisa se adequar a alguns aspectos virtuais, embora já existam leis que podem ser aplicadas no mundo virtual.
Nem tudo o que está na rede, contudo, é necessariamente verdade. A internet está inundada de notícias falsas, estudos sem base científica, que levam as pessoas que não sabem filtrar os conteúdos a terem atitudes irracionais, se informarem errado e criar comportamentos temerosos.
Se a internet proporciona o acesso aos aplicativos, que podem nos ajudar a fazer uma atividade física, estudar e manter um círculo social, ela também é arena de grandes e danosas brigas políticas.
E a relação de pais para com filhos? Quantos pais, a pretexto de sobrecarga de trabalho, presenteiam seus filhos, crianças, com aparelhos tecnológicos, como celulares, para eles se distraírem? Muitas vezes essas crianças têm acesso a redes sociais que não são permitidas, conforme suas regulamentações, para sua respectiva faixa etária. Há ainda os golpes, os ataques hacker. Tudo isso ainda perturba a tecnologia, mostrando que não sabemos ainda utilizá-la. O mundo virtual, portanto, nos trouxe novas realidades, ainda que sua criação tenha tido origem no século passado.