O Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) promove, no mês de setembro, a oitava edição do seu concurso de redações. Esse ano, o tema para os textos dos estudantes será Cidadania: educando e construindo valores.
Irão participar do concurso estudantes do nono ano de seis escolas da rede municipal de ensino de Maceió (Semed) e do 1º ano do ensino médio de mais seis escolas da rede pública estadual (Seduc) atendidas pelo PCJE, eixo de ações sociais e educacionais da Escola Superior da Magistratura (Esmal). O lançamento do concurso ocorreu no último dia 31, em reunião on-line com integrantes do Cidadania e servidores das instituições de ensino. A TV Tribunal cobriu o evento e a matéria pode ser assistida neste link.
O concurso, realizado entre os dias 20 e 24 de setembro, tem como objetivo fomentar a reflexão e a leitura, além de proporcionar conhecimento sobre temas como direitos do idoso e violência doméstica, que são assuntos que foram abordados no decorrer do ano letivo de 2021 nas lives realizadas pelo projeto PCJE On-line.
Os professores disponibilizaram os links das palestras promovidas nas redes sociais, em formato de live, para os alunos assistirem tanto no momento em que aconteciam, quanto depois, já que ficaram gravadas, conta a professora Conceição Marques, membro do PCJE.
Ao fim do concurso, os três primeiros colocados de cada escola ganharão um kit escolar. Já os autores das redações que ficarem em primeiro lugar, serão premiados também com um tablet.
Além dos alunos, os professores classificados do primeiro ao quinto lugar de cada rede também ganharão um tablet por ter orientado os estudantes.
É muito importante esse envolvimento da Esmal com esse programa nas escolas. É muito significativo e também agrada os alunos. É um prazer imenso fazer parte dessa parceria, finaliza a professora Ana Lúcia Fernandes.
Carolina Amancio e Maurício Santana - Esmal TJAL
imprensa@tjal.jus.br