O método de Constelações estuda as emoções que sentimos consciente e inconscientemente, possibilitando compreender como esses fatores influenciam nossas decisões, para assim reverter aspectos negativos que nos desequilibram. É assim que Moacyra Rocha, supervisora geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), define o tema da capacitação ofertada pela Escola Superior da Magistratura do Estado (Esmal), cujas inscrições seguem abertas até terça-feira (7).
O público externo ao Judiciário pode se matricular no curso introdutório de Constelações no sistema de solução de conflitos, por meio do Portal de Eventos da Esmal. São ofertadas 15 vagas, com investimento de R$ 1.000,00, que pode ser parcelado em até duas vezes em boleto bancário.
As demais vagas serão para servidores e magistrados do TJAL e os indicados pelo Nupemec terão isenção da taxa de inscrição. Clique aqui para ler todo o edital do curso, que tem como finalidade oferecer conhecimentos teóricos e práticos aos seus participantes em suas vidas pessoais, como também, nas atividades profissionais que desenvolvem. O conteúdo programático do da capacitação tem respaldo na recente portaria do Nupemec sobre o uso das constelações no âmbito do Judiciário alagoano.
Método
Com duração de cinco dias, o curso acontecerá de forma on-line e conta com uma carga horária de 40 horas. As aulas acontecem nos dias 8, 9, 10, 13 e 14 de setembro, sempre das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Acreditamos que o estudo das Constelações é um bom recurso na mediação de conflitos, porque faz as pessoas refletirem sobre as próprias emoções. Fazendo isso, podemos agir de maneira diferente. A pessoa que entende a si mesma, tem mais capacidade de entender o outro, explica Moacyra Rocha, uma das professoras da capacitação, sobre a importância de estudar o tema.
Os facilitadores do curso abordarão assuntos como o pensamento sistêmico, as principais dinâmicas sistêmicas e um panorama sobre os três tipos de Constelação: a familiar, a organizacional e a da identidade. Para abordar tais temas, serão realizadas aulas dialogadas, interativas e integrativas.
Os participantes do curso serão avaliados de maneira contínua e sistemática, através da reprodução de diversas situações que exigirão aplicação dos conhecimentos adquiridos. Receberão os certificados aqueles que tiverem frequência mínima de 75% nas aulas.
Corpo docente
YULLI ROTER MAIA Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, titular da 2a Vara Cível da Comarca de União dos Palmares. Constelador Familiar, Organizacional, Estrutural, assim como pelo método IoPT, de Franz Ruppert. Introduziu, em 2015, as constelações estruturais notadamente as perguntas transversais em audiências de conciliação; ; como também a constelação da identidade, desde 2019, com eficácia superior à 90% neste ano.
CARLOS FERNANDO SILVA RAMOS - Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá. Juiz Titular da 4a Vara de Família, Órfãos e Sucessões da Comarca do Amapá. Professor da Escola Judicial do Amapá (EJAP) e do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão e a Aplicação da Justiça no Desenvolvimento Humano da EJAP.
JULIANA BATISTELA - Juiìza de Direito do TJ/AL; Mestranda em Direitos Humanos pela UNIT/SE; Bacharel em Direito pela USP/ SP; Membro da Diretoria do Foìrum Nacional de Juiìzes de Famiìlia; Instrutora de cursos de formaç aÞo de conciliadores e mediadores pelo CNJ; Mediadora Humanista formada pelo Centre de Meìdiation et de Formation aÌ la Meìdiation de Paris.
LUDMILA ABREU DE ALMEIDA - Especialista em gestão de confl itos; Mediadora Judicial certifi cada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo; Mediadora Privada certifi cada pelo Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem - CBMA; Advogada Colaborativa capacitada pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas - IBPC; Consteladora pelo Método IoPT (Identidade e Trauma).
MARISA ECKE Advogada com experiência em métodos alternativos de resolução de confl itos Práticas Sistêmicas e Práticas Colaborativas. Pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil. Pós-graduada em Direito de Família e Sucessões. Formação em Pensamento Sistêmico e Constelações Familiares com ênfase no Direito pela Sociedade Brasileira de Direito Sistêmico SBDSIS. Capacitação em Práticas Colaborativas pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas IBPC.
RENATA RiIBEIRO Advogada. Consteladora Familiar pela Sociedade Brasileira de Direito Sistêmico SP. Consteladora IoPT, de Franz Ruppert (AL), tendo sido aluna do próprio criador das constelações assim como fez parte da primeira turma de formação do Brasil. Master trainer pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística SP. Pós-Graduada em Psicologia Perinatal pela Unyleya DF.
MOACYRA VERÔNICA CAVALCANTE ROCHA GUAÑABENS - Servidora do Tribunal de Justiça de Alagoas. Instrutora em Mediação e Conciliação Judicial. Instrutora de Mediação Escolar e Comunitária. Consteladora, formada em Constelação Familiar, Organizacional e Estrutural, com Certifi cação Internacional pela GEISER SYST. Coach certifi cada pela Humanity Treinamentos com certifi cação da International Society of Coaching - ISC.
Para mais informações, acesse o edital que rege o curso, clicando aqui , ou entre em contato com a Coordenação Geral de Cursos da Esmal pelos telefones (82) 2126-5362/2126-5352 ou pelo e-mail: cgcesmal@tjal.jus.br.
Carolina Amancio e Mauricio Santana - Esmal TJAL
imprensa@tjal.jus.br