Os cursistas que concluíram o primeiro módulo do curso de Formação de Formadores (FoFo) para magistrados, servidores e público externo promovido pela Escola Superior da Magistratura (Esmal) já podem imprimir os seus certificados, que estão disponíveis no portal de eventos da instituição. Vinte participantes se inscreveram na capacitação.
O treinamento, realizado pela Coordenação de Cursos para Magistrados, inicia a preparação para que os participantes se tornem docentes em cursos nas escolas judiciais, seja na própria Esmal ou em qualquer outra escola do Brasil.
O curso, encerrado no último dia 13, foi direcionado para quem atua no planejamento e na execução da formação e aperfeiçoamento dos magistrados, afirmou Camila Barros, coordenadora pedagógica da Esmal
Ao longo da capacitação, os cursistas puderam aprender conceitos como a aprendizagem significativa e a retenção do conhecimento. As aulas foram ministradas por meio de métodos práticos, como discussões e simulações de audiência, conduzindo o aprendizado dos cursistas pela prática.
O uso de estratégias metodológicas ativas ajuda muito o docente, pois podemos aprimorar e levar aos alunos uma melhor forma de aprendizagem. Nos três dias de curso, muitos debates foram realizados, o que permitiu descobrir uma nova percepção coletiva do docente em sala de aula, contou a cursista Ivana Atanásio, servidora da direção-geral do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e professora de Direito na Faculdade Cesmac do Agreste.
Carolina Amancio e Mauricio Santana - Esmal TJAL
imprensa@tjal.jus.br