Em alusão ao Dia do Estudante, o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) preparou uma série de conteúdos virtuais para homenagear os alunos das 12 escolas estaduais e municipais que contempla. Trata-se do projeto "Poesia Viva na Escola", criado em parceria com a Biblioteca Pública Graciliano Ramos, por meio do qual foi produzida uma série de vídeos curtos com estudantes, crianças e adolescentes de ensino Fundamental e Médio, declamando poesias.
Os vídeos serão publicados diariamente, sendo um estudante por dia, no instagram do PCJE e no da Biblioteca Graciliano Ramos, bem como no canal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) no Youtube.
A primeira publicação da campanha pode ser assistida clicando neste link. Nele, Tatiane Anjos dos Santos, da Escola Municipal Silvestre Péricles, recita o poema 'Viva a Diferença! Ser Especial', cujo autor é seu professor, Dilson Costa.
Ao longo da campanha, os estudantes irão declamar poesias autorais, de professores que são poetas, de membros da 'Confraria: Nós, Poetas', que contribuíram voluntariamente com o PCJE, bem como de outros autores, inclusive da desembargadora Elisabeth Carvalho, diretora-geral da Esmal.
O Poesia Viva na Escola será encerrado com um grande sarau lítero-musical on-line, no qual haverá a participação da escritora Fátima Maia, dos estudantes e professores participantes doo projeto, além de artistas.
Mauricio Santana e Carolina Amancio - Esmal TJAL
imprensa@tjal.jus.br