Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Esmal - 04/08/2021 - 02:08:08 -
Mais de 90 servidores do TJAL participam de curso sobre Direito e Literatura
Mestre em Direito Paulo Scott conduz reflexões sobre a ética da violência; versão para juízes será ministrada em setembro

O mestre em Direito e escritor Paulo Scott encerra, nesta sexta-feira (6), o curso “O Direito pela Literatura e a Ética da Violência na Literatura Brasileira Contemporânea”, promovido pela Escola Superior da Magistratura (Esmal), por meio do projeto Justiça que Lê. A capacitação conta com 93 participantes, servidores do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) de Maceió e também de diversas outras cidades de Alagoas. 

No mês de setembro, a Esmal irá oferecer o curso para magistrados do Judiciário alagoano. As inscrições iniciam no dia 30 de agosto e serão realizadas pelo sistema de eventos da Escola.

Durante as aulas, Paulo Scott abordou, por meio de obras indicadas como base para essa capacitação, como os diversos tipos de violência podem ser compreendidos.

“Nossa sociedade vive da exploração. A classe média é manipulada para explorar as classes inferiores em prol da elite, que abrange apenas 1 ou 2% da população. Os brasileiros não percebem o Estado como uma ferramenta de repressão”, disse Scott durante o curso, reforçando que certas classes oprimidas por vezes apoiam seus opressores por falta de informação e de debates amplos sobre esse sistema.

O mediador do curso disse ainda que isso só é possível porque as instituições, de forma geral, corroboram com essa realidade, fazendo parte do “jogo” da elite e permitindo que a mídia propague discursos exaltando a meritocracia e a romantização da miséria, além de incentivar discursos motivacionais que não contemplam pessoas mais pobres.

Além da violência de classes, o escritor frisou que também vivemos com constantes evidências de outros diversos tipos de preconceito, como o racismo, a homofobia e a xenofobia, e essa realidade vai além do Brasil. Segundo o professor, é necessário que se debata constantemente esses temas.

“Assim, a sociedade não será uma propagadora de discursos de ódio, de preconceito e de ideologias de extrema direita. Citando o vocalista do Rappa, ele diz que ‘paz sem voz, não é paz, é medo’. “Precisamos dar voz a quem sofre com esses preconceitos”, conclui Scott. 

Mauricio Santana e Carolina Amancio - Esmal TJAL

imprensa@tjal.jus.br



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.