O Fórum de Maceió instalou uma sala para depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. O espaço está localizado na 1ª Vara Criminal da Capital - Infância e Juventude e será utilizado pela primeira vez na quarta-feira (23).
O ambiente especial é equipado com duas cadeiras confortáveis e não possui estímulos visuais que dispersem a atenção das crianças e adolescentes. Além disso, conta com computador e câmera para gravação e transmissão do atendimento em tempo real para o acompanhamento do juiz. A estrutura do local garante a proteção do sigilo das informações prestadas pelas vítimas ou testemunhas.
O juiz Ney Alcântara, titular da unidade, ressaltou os benefícios do espaço. É de fundamental importância essa sala especial pelas técnicas que nós temos de colher informações que sejam mais próximas da realidade. Eu acredito que vale a pena investir nessa área, disse.
O magistrados ainda destacou que o apoio da equipe multidisciplinar é imprescindível para auxiliar o trabalho do Judiciário. Os técnicos, psicólogos e assistentes sociais, sabem conversar, então, é uma informação que vai dar ao magistrado uma decisão muito mais justa e real. Não deixa a criança constrangida, nem mais violentada do que ela já foi e a gente consegue ter uma realidade daquele fato, declarou.
O depoimento especial é uma técnica humanizada de escuta judicial de crianças e adolescentes. O principal objetivo é criar um local de acolhimento e minimizar a revitimização do depoente ao relembrar os fatos negativos. Anteriormente, os depoimentos eram colhidos sem a definição, ou dispensa, de parâmetros e as comprovações eram obtidas por meio de outras provas.
João Teixeira, com informações do Podcast TJAL
imprensa@tjal.jus.br