?Uma senhora de saúde frágil, considerada meio excêntrica e apaixonada por astrologia e pelos animais. Assim pode ser descrita a improvável protagonista do suspense Sobre os ossos dos mortos, obra lida e debatida no mês de junho pelo Clube do Livro Direito e Literatura.
A trama misteriosa desenhada pela polonesa Olga Tokarczuk, ganhadora do prêmio Nobel de Literatura, se desenvolve após o assassinato de caçadores da região, o que leva a protagonista a levantar a teoria de que animais selvagens seriam os responsáveis pelas mortes, cuja motivação seria vingança.
Para Rosana Barros, membro do clube de leitores organizado pela Biblioteca Geral do Judiciário, mais importante que desvendar os misteriosos assassinatos, foi ampliar suas perspectivas sobre outras questões postas ao longo da trama, como a invisibilidade da pessoa idosa, a crueldade contra os animais e o poder de uma verdadeira amizade, que pode nascer de situações improváveis.
Não é muito comum encontrarmos protagonistas idosos na literatura e a Sra. Dusheiko foi uma grata surpresa para mim. Ela vive com o olhar voltado para a natureza e para o espaço. Talvez por isso mesmo tenha uma visão de mundo tão diferente daquela tradicional. Mas ela não tem nada de alienada. Conhece bem seus direitos, sabe exigi-los, luta pelo que acredita e é vista como a velha louca, destacou a servidora do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
Esse ano, o Clube já discutiu as obras "A morte de Ivan Ilitch, de LevTolstói, Crime do cais do Valongo, de Eliane Alves; e Sobre os ossos dos mortos, de Olga Tokarczuk. A última reunião virtual do ciclo ocorreu nesta segunda-feira (11), por meio do Google Meet.
Para participar do próximo encontro do Clube, que discutirá a obra A trégua, de Primo Levi, entre em contato com Biblioteca Geral do Judiciário pelo e-mail bibliotecageralesmal@gmail.com e verifique a disponibilidade de vaga rotativa.
Carolina Amancio - Esmal TJAL
imprensa@tjal.jus.br