O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Arapiraca realiza nesta segunda (7) e sexta-feira (11) um mutirão virtual de conciliação com 34 processos em que o Grupo Equatorial Energia configura como parte. A pauta é composta por recursos que estão em tramitação na Turma Recursal da 2ª Região e oriundos dos juizados especiais de Arapiraca, agreste e sertão de Alagoas.
De acordo com a chefe de secretaria do Cejusc de Arapiraca, Valkiria Malta, a ação é a segunda realizada este ano após solicitação da própria distribuidora de energia e conta com duas conciliadores conduzindo as audiências.
A grande importância de realizar mutirões como este é acelerar o desenlace do processo, a fase terminal dele, porque muitas vezes as demandas demoram muito para terem uma solução e fazendo essas audiências de conciliação, a gente tem percebido que a cultura de conciliação tem mudado muito na sociedade, informou a servidora.

Chefe de secretaria do Cejusc de Arapiraca, Valkiria Malta, explicou que os mutirões foram solicitados pela Equatorial.
A advogada Amélia Brandão, uma das representantes da Equatorial durante as audiências desta segunda, destacou que é de interesse da empresa manter o diálogo com o Tribunal de Justiça de Alagoas para continuar realizando os mutirões de conciliação.
O grupo tem esse perfil, não só no segundo grau como também no primeiro, principalmente porque aí nós já conseguimos criar essa cultura que não existia em relação à distribuidora de energia porque a anterior realmente não tinha política de acordo como nós temos, com o formato de agir fortalecendo a cultura do acordo, da composição, a conciliação que é o lema da empresa, revelou.
Milena Nobre, advogada que atua em Alagoas pela Equatorial, também falou sobre os objetivos da empresa. Temos essa intenção de tentar a conciliação justamente para não demorar e encerrar o processo o mais rápido possível. Nós destacamos que os autores das demandas podem entrar em contato com a Equatorial porque temos esse perfil de conciliação, finalizou.
Na primeira ação realizada este ano com a Equatorial foram 32 processos pautados, com média de 50% de acordos. No final de junho, o Cejusc pretende promover novo mutirão com previsão de mais de 30 processos pautados. Todas as atividades estão sendo realizadas por meio virtual para evitar a propagação da Covid-19.