Numa iniciativa inédita da Escola Superior da Magistratura (Esmal), mais de 800 estudantes aprovados no processo seletivo do Poder Judiciário para estágio na área de Direito puderam participar de treinamento on-line. O evento ocorreu nesta sexta-feira (28), no canal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) no Youtube.
A repórter Kelly Cordeiro, da TV Tribunal, acompanhou a capacitação e conversou com os juízes Carolina Valões e Anderson Passos, que ministraram a formação juntamente com os servidores da Esmal Ana Paula Barros e Renan Gonzaga. Assista clicando aqui.
O treinamento obrigatório, conforme previsto no edital, a distância, foi necessário por conta da necessidade atual de distanciamento físico para evitar a dissipação da Covid-19. Até o momento, o vídeo já teve quase 1.400 visualizações no Youtube. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail provaestagiodireito@tjal.jus.br.
A prova objetiva da seleção também foi realizada em formato on-line, no dia 29 de abril, para 1.250 candidatos. A seleção visa formação de cadastro de reserva e os candidatos serão convocados à medida que surgirem vagas no Judiciário.
O estágio tem carga horária 24 horas semanais, no período vespertino ou matutino, e 12 meses de duração, podendo haver prorrogação do contrato por mais um ano. Os estudantes são remunerados com um salário mínimo, mais o valor do auxílio transporte.
Dez por cento das vagas que vierem a surgir serão destinadas às pessoas com deficiência e 30%, aos candidatos pertencentes à população negra.
Carolina Amancio Esmal/TJAL
imprensa@tjal.jus.br