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Notícia
Servidor - 22/04/2021 - 03:04:16 -
Pesquisa mostra melhora no clima organizacional do TJAL
77% dos servidores disseram estar satisfeitos com as condições de trabalho no Judiciário; dados foram apresentados nesta quinta-feira (22)

Reunião do Comitê de Gestão Estratégica ocorreu nesta quinta (22), na Presidência do TJAL. Reunião do Comitê de Gestão Estratégica ocorreu nesta quinta (22), na Presidência do TJAL.
Pesquisa realizada pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), em 2020, mostrou que 77% dos servidores estão satisfeitos com as condições de trabalho no Judiciário. O índice é dois pontos percentuais maior do que o anterior, registrado em 2019. Os dados foram apresentados durante reunião do Comitê de Gestão Estratégica do TJAL, nesta quinta (22).

Organizada pela Assessoria de Planejamento e Modernização do Judiciário (APMP), a pesquisa mapeou aspectos como condições de trabalho, motivação, comunicação organizacional, insegurança, qualidade de vida, entre outros. Participaram 638 colaboradores, o que corresponde a 27% do corpo funcional do TJAL.

"Tivemos uma melhoria, principalmente se considerarmos o cenário de pandemia e teletrabalho. O aumento no índice também é representativo porque a quantidade de respostas foi maior do que na pesquisa anterior, que contou com 553 respondentes", destacou Amós Henrique, da APMP.

No aspecto "Qualidade de vida no trabalho", 78% dos servidores responderam "ótimo/bom". Já em relação às "Condições de trabalho", o índice ficou em 74%. No aspecto "Motivação", 80% dos servidores responderam "ótimo/bom".

Os problemas de saúde mais relatados pelos profissionais do Judiciário foram ansiedade, estresse, insônia, dor na coluna e problemas com a pressão. Em escalas menores aparecem dor no corpo, depressão e gastrite.

Pesquisa com usuários da Justiça

Durante a reunião, também foram apresentados os resultados da pesquisa de satisfação feita, no ano passado, com usuários da Justiça. Participaram 138 pessoas, entre advogados, partes, defensores públicos e estudantes. A pesquisa foi toda virtual e coordenada pela servidora Inara Pereira, da APMP.

"Tivemos o impacto da mudança na forma de aplicação devido à pandemia. Vamos tentar alcançar mais usuários na próxima aplicação", afirmou a servidora.

O índice geral de satisfação (a soma dos que responderam "ótimo" e "bom" dividida pelo total de avaliações) ficou em 48,32%. A pesquisa diagnosticou o nível de satisfação dos usuários no que tange à qualidade no atendimento, instalações físicas do Judiciário, serviços judiciais, portal do TJAL, entre outros aspectos.

O quesito "Facilidade na busca dos serviços e informações apresentados no site do TJAL" obteve o índice mais alto de satisfação: 73,9%. Em relação ao teletrabalho, 62% dos participantes disseram preferir as audiências no formato virtual. 38% preferem no modelo presencial. Para 42%, a qualidade dos serviços no período do trabalho remoto continuou a mesma. Para 25%, houve melhora, enquanto que para 22%, piorou. O índice dos que não opinaram ficou em 12%.

Para o presidente do TJAL, Klever Loureiro, as pesquisas são importantes e servem para orientar na tomada de decisões. "Elas são uma espécie de raio-x. Mostram onde estão as deficiências e o que deve ser corrigido", destacou o desembargador, ressaltando que o TJAL está empenhado em ofertar, cada vez mais, uma boa prestação jurisdicional à população.

O Comitê de Gestão Estratégica do Judiciário debateu ainda o andamento da formulação da estratégia 2021-2026, os dados do Justiça em Números 2021 (ano base 2020) e o Sistema de Gestão da Qualidade do TJAL.

Diego Silveira - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br


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