Com três eventos on-line realizados simultaneamente para centenas de estudantes de 23 municípios de Alagoas, teve início nesta segunda-feira (22) a série de palestras Ciclo da violência: Lei Maria da Penha e seus desdobramentos. O objetivo dos encontros virtuais é formar jovens estudantes de escolas públicas para se tornarem multiplicadores de informações que combatam as agressões contra a mulher.
No primeiro dia de palestras, os magistrados André Parízio, Bruno Massoud e Luana Cavalcante conduziram os encontros. Cada um deles falou para uma Gerência Regional de Educação (Gere).
Para Mariana Rocha, gerente da 2ª Gere, que agrega São Miguel dos Campos, Barra de São Miguel, Roteiro e municípios vizinhos, os dados apresentados na palestra do juiz Bruno Massoud demonstraram a luta que as mulheres enfrentam durante toda a vida. É por meio de ações como essa que podemos repensar a cultura que inferioriza o feminino, enfatizando as responsabilidades de meninos e meninas, homens e mulheres, na manutenção ou eliminação das relações que geram as violências, afirmou.
O Juiz Bruno Massoud, por sua vez, destacou a importância de discutir o tema com jovens, que levam a mensagem para dentro de suas residências e atuam na construção de uma sociedade efetivamente paritária entre homens e mulheres. Buscamos conscientizar os estudantes de que o lar deve ser um ambiente de construção da personalidade, de troca de afeto, e não de violência. Na palestra, falamos sobre o ciclo da violência, que inicia com a tensão, depois chega à concretização, que gera um arrependimento do agressor e, posteriormente, o perdão da vítima, gerando uma verdadeira roda-viva que deve ser encerrada, explicou o magistrado.
Promovidos em parceria entre Coordenaria da Mulher do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) da Escola Superior da Magistratura (Esmal) e Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), os eventos contam com palestras de juízes, que explicam aos adolescentes que além dos físicos, há danos emocionais, sexuais, patrimoniais e outros que podem decorrer da violência doméstica. A programação segue até sexta-feira (26).
Terça-feira, 23/03, às 19h
Juiz Ygor Vieira - palestra pelo Google Meet, pelo link https://meet.google.com/jxu-ktye-yhi, para a 4ª Gere
Juíza Ana Florinda palestra pelo canal do Youtube da 5ª Gere
Juiz Fausto Magno - palestra pelo Google Meet, pelo link http://meet.google.com/yzt-bmcw-fjb, para a 6ª Gere
Quarta-feira, 24/03, às 19h
Juíza Juliana Batistela - palestra pelo Google Meet, pelo link https://meet.google.com/rca-xfqp-wnp, para a 7ª Gere
Juíza Clarissa Oliveira - 8ª Gere
Juiz Thiago Augusto - palestra pelo Google Meet, pelo link meet.google.com/pef-ycaq-osj, para a 9ª Gere
Quinta-feira, 25/03, 19h
Juíza Livia Maria - palestra pelo Google Meet, pelo link meet.google.com/umz-zbxs-kaa, para a 10ª Gere
Juiz Alysson Jorge - palestra pelo Google Meet, pelo link meet.google.com/moi-hbtc-buf, para 11ª Gere
Sexta-feira, 26/03, 19h
Juíza Carolina Valões palestra pelo canal do Youtube, no link https://youtu.be/BUb9_Orokgs, para 12ª e 13ª Geres