?A novela A morte de Ivan Ilitch, escrita pelo russo Liev Tolstói e publicada em 1886, foi o ponto de partida do quarto ciclo de encontros do Clube do Livro: Direito e Literatura. No debate virtual organizado pela Biblioteca Geral do Judiciário, que fica na Escola Superior da Magistratura (Esmal), realizado nessa segunda-feira (1º), novos integrantes compuseram o grupo e contribuíram com a análise das reflexões que o protagonista do livro faz sobre a sua jornada ao se deparar com a morte.
Ana Paula Barros, técnica judiciária do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) é um dos novos membros do Clube e essa foi a sua primeira reunião. Para ela, ingressar no grupo foi a realização de um desejo antigo, pois já era fascinada pelo projeto. Em meio a tantos afazeres, julgava não conseguir agregar mais uma atividade. No entanto, decidi me inscrever na lista de espera e fui agraciada com uma vaga. As primeiras páginas do livro A morte de Ivan Ilitch logo me encantaram com suas questões tão profundas, que nos fizeram refletir sobre a morte, assunto sobre o qual pouco falamos, e sobre as prioridades que elegemos na condução de nossas vidas, destacou.
Já para Henrique Lages, que também iniciou sua trajetória no Clube agora, o primeiro encontro foi muito interessante, pois no espaço virtual encontrou pares para dividir o seu gosto pela leitura. É uma excelente oportunidade de compartilhar ideias com outros colegas do Judiciário por meio do debate sobre livros, enfatizou o analista judiciário do TJAL.
Vagas rotativas disponíveis
A novidade para esse quarto ciclo do Clube é a disponibilização de duas vagas de ocupação rotativa a cada mês. As vagas extraordinárias são uma oportunidade para que novos servidores e magistrados da Justiça alagoana conheçam o projeto e disseminem ainda mais o hábito da leitura entre seus colegas e fora do Tribunal. As inscrições para as vagas rotativas devem ser feitas por e-mail, que deve ser enviado para bibliotecageralesmal@gmail.com com a indicação de qual encontro gostaria de participar.
Os próximos títulos a serem discutidos pelo grupo são:Crime do cais do Valongo, de Eliane Alves, dia 5 de abril; A morte e o meteoro, de Joca Reiners Terron, dia 3 de maio; Sobre os ossos dos mortos, de Olga Tokarczuk , dia 7 de junho; A trégua, de Primo Levi, dia 5 de julho; e Ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles, dia 2 de agosto. Enquanto durar a pandemia de Covid-19, os encontros permanecem sendo on-line, às 19h30, por meio do Google Meet.
Interessados em participar de forma fixa no Clube do Livro podem enviar e-mail para bibliotecageralesmal@gmail.com para compor lista de espera. Ao final de cada ciclo de seis obras discutidas, a Escola Superior da Magistratura (Esmal) emite um certificado de participação com carga horária de 18 horas. Para receber o certificado, o participante deverá comparecer a pelo menos quatro reuniões durante o ciclo. Para mais informações, envie e-mail para a Biblioteca Geral do Judiciário, no endereço bibliotecageralesmal@gmail.com.
Carolina Amancio - Esmal TJAL
imprensa@tjal.jus.br